Destaques

27 de junho de 2016

Resenha | Mistério de Elêusis - O Mestre do Crime - Márcio Sidney


Título: Mistério de Elêusis
Série: O Mestre do Crime #01
Autor: Márcio Sidney
Editora: Novo Século
Selo: Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 445
Ano: 2015

*Livro cedido em parceria com o autor

Sinopse: Europa. 2035-2039. Um novo grupo de ladrões ousa avisar previamente o horário e o dia em que irá agir. E nada ou ninguém que tenha uma segurança digna de elogios escapa.
Mas por que informar antes? Qual motivação para enfrentar os melhores esquemas de seguranças para furtar apenas o item posto como alvo, ao invés de efetuar um grande roubo? E por que nem com esses avisos ninguém é capaz de detê-los?
Existe apenas uma maneira de responder a essas questões: capturando-os! para isso, irá surgir um grupo de especialistas dispostos a pôr fim aos crimes. Será isso o suficiente? Nada é o que parece, e a verdade revelada ofusca um mistério ainda maior.

2040 é o ano em que a tecnologia está cada vez mais desenvolvida e altamente sofisticada na Europa. É nesse período futurista que o Sr. Felix Feldman, dono do luxuoso museu Milenium, recebe uma estranha mensagem datando o dia em que o local será roubado. Casos como esse já vinham acontecendo há alguns anos contra outras instituições: banco, joalheria e até mesmo outro museu também foram alvo dos bandidos anteriormente.

Diferente dos roubos que acontecem comumente, esses ladrões não fazem uso de violência, armas e coisas do tipo. A inteligência e a astúcia desse grupo são armas mais que suficiente para eles atingirem seus objetivos, uma vez que eles não querem efetuar um grande roubo, mas sim brincar, burlar o sistema de segurança da instituição que está sendo roubada. O mais curioso nisso é que, mesmo as ações deles sendo pré-avisadas, os ladrões não conseguem ser capturados. É nesse cenário de ousadia desse grupo criminoso que Otavius, um experiente empresário da área de segurança eletrônica - que também foi vítima desse grupo - , não vai medir esforços para capturá-los.


Mistério de Elêusis é o tipo de livro que se precisa prestar bastante atenção para se desvendar todo o mistério presente na estória. Quando li a sinopse pela primeira vez, fiquei curioso para saber como o autor criou um enredo com crimes pré-avisados e se ele iria convencer quem estivesse lendo essa narrativa tão ousada. Felizmente, minhas expectativas em relação ao livro foram atendidas, visto que o autor criou uma estória bastante complexa, cheia de enigmas, que incentivam o leitor a pensar junto com os personagens. Começando pelas mensagens que os ladrões encaminham para suas vítimas: uma espécie de charada na qual está implícito o item que será roubado e alguns detalhes de como o roubo será realizado.  
"Pelo seu orgulho suas asas lhe serão cortadas e tu, ó Narciso, não verás sua formosura refletida sobre as águas; assim, em um mesmo dia, lhe será tirada sua rápida e rara beleza de sobre a terra"
O livro é dividido em três partes. Na primeira, são relatados os roubos que esse grupo cometeu sob o ponto de vista das vítimas. Na segunda,  sob o ponto de vista dos bandidos, vamos descobrir como eles realizavam suas ações e a façanha de avisar que iriam executar um roubo sem deixar nenhum rastro. Na terceira, a estória tem seu desfecho.

A segunda parte foi a que tive mais dificuldade para terminar de ler, pois ela é bem parecida com a primeira. A diferença é que nela o narrador vai explicando, de forma bem minuciosa, as manobras que esse grupo fazia para realizar os roubos. O problema é que os capítulos eram bem longos  e descritivos, tornando a leitura um pouco lenta e cansativa. Além disso, fiquei com a sensação de estar lendo a mesma coisa da primeira parte, só que, dessa vez, com um pouco mais de detalhes.


A parte física do livro é simples, mas a capa é maravilhosamente linda e combina muito com o enredo do livro. Pelo seu desfecho, o livro terá uma continuação, e o Márcio tem tudo para criar uma série que pode cair no gosto dos leitores desse gênero. Para quem curte filmes como Truque de Mestre, esse livro é uma boa dica de leitura, pois Mistério de Elêusis tem o enredo bem semelhante ao desse filme.

Até o próximo post, combinado?

Comentários via Facebook

14 comentários:

  1. Oi, Sávio!
    Eu vi a resenha desse livro em outro blog e fiquei super interessada nele. Já subiu na listinha de desejados.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de aniversário do blog Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
  2. Oi Sávio!!!
    Eu já tinha visto a sinopse desse livro e me chamou muito a atenção, não tanto quanto essa capa "maravilhosamente linda" Faço das suas, as minhas palavras! Linda demaissss!!
    Mas me deu uma desanimada essa questão que você disse sobre o final ser parecido com o começo e tal. Mas quem sabe, acho que mais pra frente vou ler... =)

    Abraços, e até o próximo post!

    www.lendo1bomlivro.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    não conhecia o livro, mas esta segunda parte me desanimou na sua resenha. Não sei se teria paciência rsrsrs

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi
    primeiramente a capa é linda mesmo, a história parece ser legal e que bom que supriu suas expectativas e curtiu leu, parece ser envolvente e uma história para se apegar aos detalhes. Gostei da resenha.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu já tive a oportunidade de ler este livro, e gostei bastante. Realmente a segunda parte é meio cansativa e tals, mas ainda assim não deixa de ser interessante.

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Sávio.
    Eu adorei esse livro. O meu problema com ele foi o mesmo seu. Tive mais dificuldade para ler a segunda parte por ser meio que uma repetição da primeira e por causa dos capítulos enormes. Mas a leitura vale muito a pena, o autor, é ótimo.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Gente 2040!!!!!!!!!!!!!! :o
    Eu não costumo ler livros com essa premissa, mas achei bem interessante.
    Gostei da resenha.

    Blog.
    Facebook.

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus! Apaixonei nessa capa, que arte magnífica gente... E a premissa é incrível, já coloquei a obra na wishlist.
    Adorei a resenha!
    beijocas
    Maria - doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Muito legal esse livro, nunca tinha visto algo com uma premissa parecida e fiquei realmente interessada. Além disso a capa é linda e sinopse é envolvente, realmente parece valer a pena. Adorei e se tiver a oportunidade lerei com certeza!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Essa capa é demais mesmo! Os autores nacionais estão cada vez arrasando mais, ein. Já tinha ouvido falar desse livro e só agora pude compreender melhor o enredo, é algo pelo jeito muito bem trabalhado e inovador, me lembrou um pouco a série Black Mirror onde alguns episódios mostram a tecnologia lá no futuro. Ótima resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie Sávio =)

    Não conhecia o livro e nem o autor, mas pela sua resenha achei a premissa interessante. Gosto de histórias que despertem esse lado detetive em mim rs...
    Se tiver oportunidade vou dar uma chance com certeza ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sávio!
    Adorei a premissa do livro e a resenha me deixou ainda mais curiosa! E essa capa, toda misteriosa! Vou adicionar na minha wishlist <3
    Beijos! :D
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
  13. Oi Sávio, tudo bem contigo ???
    Já me deparei com a capa desse livro algumas vezes, mas confesso que nunca tive acesso a muita informação sobre essa obra, por esse motivo, adorei ter encontrado essa resenha por aqui !!! ^^
    Primeiramente nós temos essa capa instigante, foi ela que me deixou bem curiosa para conhecer mais sobre a história, para saber o que existe por trás dessa capa. Ao ler sua resenha me vi extremamente curiosa, morrendo de vontade de conferir como o autor foi capaz de desenrolar esses crimes pré avisados, e torná-los interessantes, instigantes e com sentido.
    É uma pena que a segunda parte do livro ficou um pouco arrastada, talvez se outros elementos fossem alterados ela se tornasse mais simples de ler não é mesmo ??? Mas confesso que fiquei curiosa com relação aos detalhes minuciosos presentes nessa segunda parte, me parece ter deixado a obra ainda mais especial !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  14. Oi Sávio, tudo bem?

    Que bom saber que a terceira parte se parece com a primeira, é bom pra alinhar as expectativas. Gosto de saber de roubos que usam a inteligência e não a violência, são casos sempre instigantes!

    Adorei a resenha!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Publicidade

© Tudo Online – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in