Destaques

13 de julho de 2014

Paródias literárias: conheça a versão cômica de alguns best-sellers

Quem não curte uma boa e divertida paródia, ainda mais se for de uma série ou música que você gosta? E os livros? Claro que eles não poderiam ficar de fora, então, pensando nisso, trouxemos algumas paródias de alguns best-sellers que são velhos conhecidos da comunidade literária.


Opúsculo - Harvard Lampoon

"Sobre três coisas eu estava absolutamente certa. Primeira, Edwart talvez fosse, muito provavelmente, minha alma gêmea. Segunda, existia uma parte do vampiro dentro dele - que eu presumia que estivesse completamente fora de seu controle - que queria me ver morta. E terceira, eu incondicionalmente, irrevogavelmente, impenetravelmente, heterogeneamente e ginecologicamente desejava que ele tivesse me beijado."
Você provavelmente já leu algo muito parecido com a declaração acima e pode estar pensando que se trata de um plágio, ou uma mera coincidência, mas não é nada disso. Ela resume a premissa do livro Opúsculo - a paródia, escrito pela revista de humor The Harvard Lampoon. Opúsculo é uma hilariante paródia do Crepúsculo, de Stephenie Meyer, e conta a história de amor de Belle Goose e o misterioso e brilhante Edwart Mullen, Belle é uma garota pálida e desajeitada que chega a cidade de Switchblade, Oregon, buscando aventura, ou pelo menos um colega de classe imortal.

Após testemunhar uma série de eventos estranhos - Edwart deixa suas batatas fritas intocadas no almoço! Edwart a salva de uma bola de neve voadora! - Belle tem uma dramática revelação: Edwart, um geek com interesse zero em garotas, é na verdade um vampiro, pelo qual ela está completamente apaixonada. Surge então o dilema: como ela poderia convencê-lo a mordê-la e assim transformá-la em sua noiva eterna, já que ele parece achar todas as garotas tão repulsivas? Cheio de romance, perigo, insuficiente proteção paternal, arrepiante comportamento de caçador compulsivo e com um baile de formatura de vampiro, Opúsculo é um conto tumultuado sobre uma garota obcecada por vampiros, que busca o amor em todos os lugares errados.


Beber, Jogar, F@#er - Andrew Gottlieb


Em Beber, jogar, f#@er, Bob Sullivan, traído e abandonado por sua mulher, parte em uma jornada em busca da felicidade – e da liberdade.

Desiludido, Sullivan nos convida a acompanhá-lo em farras homéricas e algumas confusões com que todo homem sempre sonhou: encher a cara na Irlanda, apostar até as calças em Las Vegas, e dar asas a seus desejos proibidos na Tailândia. A única regra é não ter regras.


50 Vergonhas de Cinza - Fanny Merkin


Empurro a porta aberta e tropeço na barra das minhas calças de ginástica largas num movimento rápido e desajeitado. Enquanto tombo na direção do chão, meu corpo, por reflexo, aciona o modo ginasta.

Largo a mochila e o notebook, estendo meus braços e viro uma estrela. Com o impulso conseguido com o tropeção, completo três estrelas antes de aterrissar em pé… em cima da mesa do Sr. Grey!

Fico tão envergonhada com minha falta de jeito que fecho os olhos. Espera aí. Alguém está… aplaudindo? Abro meus olhos e encaro o Sr. Grey e MINHA NOSSASSINHORA DOS VAMPIROS BRILHANTES, COMO ELE É GOSTOSO!


A Divina Paródia - Álvaro Cardoso Gomes 


A Divina Comédia, de Dante, livro fundador do pensamento medieval e moderno, serve como o eixo da trama anárquica de A Divina Paródia.

Na obra, o anti-herói Diogo Cão deixa-se conduzir pelo diabo Astarot a uma peregrinação alucinante por clichês e ícones culturais, até chegar à contemplação - decepcionante - de Deus.

A dialética entre o bem e o mal, a culpa e o castigo, é glosada humoristicamente por intermédio dos personagens ambíguos e polimórficos de A Divina Paródia. O resultado é um hilariante painel de um mundo de ponta-cabeça, onde a sátira e o insólito se unem para criticar as normas sociais.


Barry Trotter e a Paródia Cara-de-Pau - Michael Gerber

Durante anos, leitores do mundo todo ficaram maravilhados com as incríveis peripécias de Barry Trotter e seus amigos. Contadas nos livros de enorme sucesso da escritora J.G. Rollins, as batalhas de Barry contra o desagradável Lorde Vadermat transformaram o bruxinho no ídolo de milhões de jovens frouxos. Mas tudo que é bom dura pouco.

Hoje, Barry Trotter é um jovem de 22 anos, paparicado pelas fãs e vivendo com toda a mordomia na qualidade de aluno eterno da Escola Hogwash de Bruxaria. Um dia, para seu desespero, Barry recebe de Calvo Dandemole, o diretor da escola, uma difícil missão: impedir que Hollywood produza um filme baseado nos livros do bruxinho. Afinal, se já é difícil manter a escola escondida dos frouxos agora, imagine se fizerem um filme contando sua localização!

A contragosto, Barry se junta a seus companheiros, Lon e Hermionda, e parte para uma nova e incrível aventura, onde enfrentará perigos terríveis e hilariantes, fugindo o tempo todo dos atentados feitos pelos seguidores de Vadermat, até seu confronto inevitável com "Aquele-que-Fede".


O Fedor dos Anéis - Henry N. Beard

Junte-se a Frito Sacoleiro, Aragrogue, Gordalf, Cébolas, Guimba e muitos outros heróis em sua extraordinária aventura para destruir o Anel do Poder antes que o perigoso Sarnon o pegue e domine toda a Terra-Média Baixa! Seja saindo do Fumado e viajando por reinos como Mines Trone e Arrotan, encontrando amigos como Tom Bombagulho; a princesa Éruim e os elfos Garfieldel, Redond e Galinhel, ou enfrentando inimigos terríveis como o mago Sarau-man, o estranho Língua-de-Sogra e os desagradáveis Nazguentos, nossos azarados heróis irão viver a aventura mais engraçada que você já viu!

Escrita por dois estudiosos e admiradores do universo criado por J.R.R.Tolkien, esta inteligente sátira já fez a alegria de milhões de fãs de "O Senhor dos Anéis" ao redor do mundo. Ao mesmo tempo brincando e homenagenado uma das maiores obras literárias de todos os tempos, este divertido livro atraiu quase tantos fãs quanto o original.. Agora é a sua vez de sentir O Fedor dos Anéis.



Detergent - Reid Mockery

Beverly Cryer (Vurl) tem que escolher uma facção que vai viver para o resto de sua vida. Se ela não conseguir passar na iniciação, irá se tornar sem facção e detergente será declarada. Mas Vurl está determinada a não passar o resto de sua vida fazendo a lavanderia dos outros.

Ela é uma garota independente com habilidades que nem sequer sabe sobre si mesma e, com a ajuda do número dois, não só vai terminar a iniciação, como também salvará a cidade do desastre.

Este é um livro que tira sarro da história de divergente. É uma paródia, por isso segue a mesma história básica, mas é mais ultrajante, parvo, estúpido e todas as outras coisas que fazem uma grande paródia grande. Mockery tem um histórico comprovado de entregar risos e este não decepciona. Se você amou divergente, tente detergente!


Cinquenta Tons do Sr. Darcy - Emma Thomas 



Imagine Elizabeth Bennet e o sr. Fitzwilliam Darcy, protagonistas de Orgulho e preconceito, deixando de lado a moral e o recato e dando vazão a seus desejos mais ocultos de forma mais pervertida que Christian Grey e Anastasia Steele, personagens de Cinquenta tons de cinza. O resultado: Cinquenta tons do sr. Darcy, a incrível e hilária paródia escrita por um famoso inglês sob o pseudônimo de Emma Thomas.



Biblioteca Empoeirada
Biblioteca Empoeirada

Bom, pessoal, espero que tenham se divertido. Lembrando que existem inúmeras paródias de livros espalhadas pela internet, e alguns livros - como Crepúsculo e Cinquenta Tons - possuem mais de uma versão.

Comentários via Facebook

33 comentários:

  1. Meu deus hahaha, não fazia a minima ideia que isso existia

    Beijinhos, Gabi Bueno
    Meu blog: Gabi e o mundo secreto ♥

    ResponderExcluir
  2. O único que cheguei a ler foi Opúsculo que me traumatizou para todas as paródias existentes.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa kkkk, não sabia da existência dessas paródias! Me diverti muito com a descoberta!
    Beijos
    Porão da Liesel
    Facebook: Porão da Liesel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim como você, outros leitores também não conheciam, Camila. Às vezes, elas nem são tão divulgadas.

      Beijoss.

      Excluir
  4. Li opúsculo e achei bem engraçadinho, rs.
    Não sabia que tinha de divergente! :O Falta sair aqui.
    bjs
    http://apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu não curto muito essas "paródias" mas me diverti muito com Opusculo, rsrs.... Ótima postágem, abraço!
    www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até curto, Érick, mas ainda não tive oportunidade de ler uma.
      Abraço!

      Excluir
  6. De todos os da lista eu li apenas Opúsculo e ri demais com ele, gostei mais da paródia do que do Livro Crepúsculo!
    ^^ Abraço e até!
    Sou do Blog:
    http://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opúsculo deve ser uma paródia hilária hahahaha

      Abraço!!!

      Excluir
  7. Adorei kkkkk
    Só conhecia a parodia do crepúsculo, mas nunca li. A do Harry com certeza vou procurar para ler.
    formula-amor.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barry Trotter e a Paródia Cara-de-Pau deve ser cômica demais. Pretendo ler em breve.

      Abraço!

      Excluir
  8. de autor de paródia só conhecia o Alvaro Cardoso Gomes,mas adorei o Opusculo hahaha

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos falam muito bem de Opúsculo. Deve ser uma paródia bem engraçada! =D

      Abraço!

      Excluir
  9. Adoreeei! Não fazia nem ideia da existência de alguns desses, me deixou bem curiosa, ainda mais por "Barry Trotter" kkkkkk
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia, eu também desconhecia a existência de algumas, mas pesquisando encontrei várias.

      Beijos!

      Excluir
  10. Oi Sávio tudo bem? Primeiramente OBRIGADA pela visita lá no blog! Volte sempre viu? Amei seu blog e já estou seguindo, está tudo lindo por aqui.

    Sobre o post, eu amooo esta parodias, só os títulos e capas já me fazer sorris mas infelizmente ainda não consegui ler nenhum =/ pretendo fazer isso em breve! é um estilo novo para mim!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo ótimo!
      Vou voltar sempre ao Estante Diagonal, um dos meus blogs favoritos! ;)

      Abraço!!!

      Excluir
  11. ahha não sabia que tinha isso.
    Queria ver Opusculo, deve ser bem legal.
    Obrigada pela visitinha em meu blog..estou seguindo já.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Essas paródias são bem bizarras AKSJDAKSDHASKD
    É muita criatividade.
    Beijos
    http://cookierobsten.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Caramba, ce acredita que eu não conhecia a existência desses livros-paródias? Eu já vi filmes paródias, mas livros não sabia que existia, fiquei sabendo agora.
    Logo me interessei pela paródia do Harry Potter e de Divergente, ri muito "Detergent" kkkkkkkkk

    Ótima dica.
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos leitores desconhecem a existência dessas paródias, Filipe. Por isso que sempre busco coisas desse tipo para postar no blog.

      Excluir
  14. Hahahahaha. Detergent foi ótima. Sabia que eu não fazia ideia destas coisas? Já tinha visto o Opúsculo mas do resto nada. Eita como sou desatualizada em algumas coisas!

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Greice, fique tranquila, pois você não é a única a desconhecer a existência dessas paródias rsrsrsrsrs

      Beijos! =D

      Excluir
  15. Olá Sávio, tudo bem?????

    eu já sabia de alguns desses livros, mas jamais imaginei de Divergente e Harry Potter... há e também de jogos vorazes... deve ser uma comédia sem fim kkkkkkkk Xero!!!

    minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma comédia sem fim mesmo, Diana, não tenha dúvidas rsrsrs

      Beijos!

      Excluir
  16. Boa tarde meu rei! Adorei o blog, bastante criativo, kkkkkkkkk' Achei o post muito legal! Já li a maioria desses livros! Sucesso pra ti!
    Cheijor, Jay.

    Ps: Se não for incômodo, pode seguir o blog? http://aprateleira2014.blogspot.com/
    Já estou seguindo o seu!

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Já conhecia algumas dessas paródias, mas nunca li nenhuma... Parecem ser bem divertidas!
    Abraços
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Eu já conhecia algumas dessas paródias. Já li OPÚSCULO e adorei. Ri do início ao fim. Muito bom!!

    Abraço!

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Publicidade

© Tudo Online – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in