Destaques

23 de janeiro de 2016

Resenha | Cela 108 - André Cáceres


Título: Cela 108
Editora: Multifoco
Selo: Dimensões Ficção
ISBN: 9788579613746
Gênero: Distopia
1ª edição: Novembro/2015
Autor: André Cáceres
*Livro cedido em parceria com o autor

Sinopse: Cela 108 se passa na Pátria, um país fictício governado por uma ditadura que mata seus opositores e toma os bebês recém nascidos dos pais para doutriná-los, imprimindo vínculos emocionais com o Partido e cortando pela raiz qualquer discordância. Toda e qualquer manifestação artística e cultural é reprimida e o simples pensar se torna um ato político. O controle das massas parece ser total, no entanto um grupo de rebeldes sempre existiu, agindo por debaixo dos panos, e agora começou a ganhar força. Com os revoltosos se estruturando e incomodando o regime, a Pátria está cada vez mais próxima de um ponto de ebulição. A história de Cela 108 é a jornada do protagonista Dante ao seu inferno pessoal e a tentativa de um povo de se encontrar. Após a trágica morte pelas mãos da ditadura da militante rebelde Beatrice, mulher que Dante amava, ele decide se unir à causa e se torna um agente duplo, se infiltrando aos poucos no alto escalão do governo para preparar uma revolução na Pátria. Mas será que tomar o poder é suficiente em uma sociedade corrompida? Ou o poder cega as pessoas?
Cela 108 é um romance distópico inspirado nos grandes clássicos do gênero, como 1984, Fahrenheit 451 e Admirável Mundo Novo, questionando as próprias ideologias e utopias em uma narrativa dinâmica e cheia de reviravoltas que faz o leitor se reconhecer assustadoramente na realidade retratada pela obra.

Cela 108 é um livro que eu poderia descrever como realmente autêntico, com a politica retratada muito bem explorada, além de que a narração nos faz acompanhar Dante em todos os aspectos, até mesmo nos privando de saber o que acontecia lá fora, quando ele estava preso (isso não é um spoiler, está no prólogo <3). Parabéns, especialmente, ao André por ter feito um excelente trabalho com um estilo de escrita com características novas. Além disso, quero agradecer sinceramente pela dedicatória! Ao começar o livro, comece festejando em um dia que se pode comemorar para esquecer, pão e circo no ar, mergulhe sem medo e uma revolução vamos começar.


O personagem foco está em Dante, que participa de um grupo de rebeldes, desde que foi salvo do enforcamento, depois de obter resultados insatisfatórios para um devido cidadão alienado amante da Pátria, que se deseja criar com a educação política dada pela Pátria, liderada por um presidente disposto a tudo para manter o sistema como estava, mesmo ninguém além de que não era aprovado saber disso. Amei ver uma abordagem muito notável que o senso crítico nasce com a pessoa, não é só o que te ensinam desde cedo que vai fazer você ser incapaz de estar sujeito a questionar, a se adaptar a novas perspectivas, ou mesmo se acostumar a uma vida cruel. 

Dante teve a sorte de ser salvo pelo grupo de rebeldes, sorte que muitos outros não tiveram e seguiram a morte como uma aliada de seus pensamentos, mesmo contra vontade. Ele recebeu uma nova identidade, e um novo recomeço. Bom, aqueles que eram aprovados ganhavam seu direito de cidadão e iriam exercer uma profissão. No decorrer de sua vida, Dante conhece muitas pessoas, algumas infiltradas fortemente no sistema, incluindo seu melhor amigo. Até então, ele não estava tão focado e tão disposto a tudo, até que seu grande amor foi morta em luta pela revolução, em que o mesmo recebeu uma carta avisando de sua morte, fato que lhe deixou em um estado emocional frágil. Desde então, ele se vestiu de guerreiro e encarou a guerra, e conheceu um novo amor, dessa vez uma amante da Pátria, servidora fiel, um romance proibido que lhe rendera sérios problemas.


A revolução não tardou, mas nada saiu como planejado e as amizades e paixões viraram traições, tudo vai para um lado totalmente inesperado e você começa a se chocar, ai quando pensa que tudo vai para um lado e vai para outro. E você com a ação 100% no sangue. Além da prisão totalmente inesperada de Dante e muito mais a frente uma fuga nada fácil, para novos tempos e o mesmo desafio. E quando se descobre a verdade por trás de tudo <3. Conseguir mudar tudo me fez sentir como se estivesse junto lutando e vencendo. Achei interessante a forma como os fatos vieram e se chocaram com o que ninguém esperava, na verdade você espera algo e acontece outra coisa. E aqui no fim, digo, sim André o livro superou as minhas expectativas. Foi ótimo ler Cela 108!!!

Espero que tenham gostado, até o próximo post, okay?!

Comentários via Facebook

22 comentários:

  1. Eu tenho o pdf desse livro aqui para ler, mas o tempo não colabora (e o fato de ser pdf também)... Sua resenha está muito bem escrita e me fez ficar ainda mais ansioso para ler este livro! Gosto de literaturas desse gênero e por isso acho que irei gostar muito deste em especial.

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  2. Oi Gustavo!
    Não conhecia o livro nem o autor, mas achei a premissa bem interessante. Gosto de distopias, mas andei um pouco cansada das que vem surgido por aí. Essa parece ser diferente.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gustavo!
    O que nem na sinopse foi a primeira coisa que me fez interessar por esse livro; ele lembrar 1984 e afins.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gustavo!
    Parece ser um livro muito bacana, com uma história bem original.
    Fiquei curioso pra conhecer.
    Muito boa sua resenha!!

    Até mais,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Gustavo.
    Eu ainda não conhecia esse livro e sem ler a sua resenha não daria nada por ele. Então parabéns porque sua palavras me fizeram ficar interessada em ler ele.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Primeiramente, gostei muito dessa capa.
    Nunca ouvi sobre esse livro mas fiquei curioso em ler, parece diferente das coisas que conheço.
    Suas fotos ficaram legais e a resenha também!
    http://letrasfloresecores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Gustavo!
    Não conhecia o livro e me interessei bastante pelo tema. Deve ser uma estória muito instigante e cheia de reviravoltas, fiquei curiosa por tantas surpresas. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Sabe o que achei interessante?

    Que através do livro (visão que tive pela sua resenha), consegue-se fazer um comparativo com as formas de governar os países atualmente, ou seja é uma crítica aos despostas, ouso ainda mais, é uma critica a alienação cultural, ou seja, cidadãos com "cabresto" aceitam tudo sem reclamar ou mesmo pensar.

    Fui longe, mas foi impossível não associar o desenvolvimento do enredo com a história de vários povos.

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    O livro parece ser bacana, mas não chegou a despertar meu interesse e muito menos faz meu estilo de leitura. Mas gostei da dica.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. O livro é curtinho até, né? Mas não sei se faria muito meu gênero :( ótima resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Invisível", vem conferir!

    ResponderExcluir
  11. Oi Gustavo, tudo bem?
    Deu pra sentir sua empolgação com o livro!
    A história parece diferente, gosto de tramas originais. =)
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas | Participe do sorteio de 2 anos do blog!

    ResponderExcluir
  12. Olá, Gustavo.
    Não conhecia a obra, mas me interessei demais. A trama parece ser excelente e o desenvolvimento aparenta ter sido bem feito.
    Adorei!

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  13. Adorei o post! A premissa é ótima, e sua resenha me fez querer ler o livro hehehe.
    Ah, e eu gostei da capa, é bem instigante.
    Beijos!
    Maria - doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia esse livro, mas você me deiou com vontade de saber mais. Parece ser interessante.

    Beijos.
    Blog Não Vivo Sem Livros


    ResponderExcluir
  15. Oi Gustavo,
    Ótima resenha!
    Não conhecia o livro, mas parece ser uma distopia interessante. Apesar de ser um gênero que não me habituei muito, ainda.

    tenha uma ótima quarta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  16. Olá Gustavo
    Fiquei muito instigada com este livro e me fez lembrar o período nazista,
    parece uma estória envolvente.
    Parabéns ao autor pela inovação.

    Beijos da Camila.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Achei muito legal a sua resenha a história me pareceu bem interessante. Vai pra listinha, adoro livros desse gênero.
    Beijos
    neversaynever-believe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá! Ainda não tinha visto nada sobre esse livro, mas confesso que fiquei curiosa e empolgada para fazer a leitura depois de ler a sua resenha. Parece ter uma narrativa empolgante, dessas que me só me faz largar o livro quando viro a última página. Foi para os meus desejados!

    www.nemteconto.org

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia o livro e só pela sua resenha... fiquei com bastante vontade de lê-lo! Parece ser bastante intrigante e parece envolver muito bem o leitor com a obra! ótima resenha!
    Beijos,
    Luana Agra - Blog Sector 12 - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá, Gustavo! Tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas gostei bastante de sua resenha.
    Aprecio autores que criam um universo tão real, mas ao mesmo tempo tão único e envolvente. Fiquei interessado.

    Um ótimo fim de semana, até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi, Gustavo!
    Não conhecia a obra, mas sem dúvidas tem uma trama muito interessante, gostei bastante da proposta. Fiquei muito curiosa com a leitura.

    Beijo,
    Sofia - Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  22. Olá Gustavo,
    Não conhecia sobre a obra ainda, más depois de sua resenha fiquei muito interessada, com certeza vai para minha já enorme lista de leitura *-*
    Adorei o blog. ..seguindo!
    Beijocas da Ana ;*
    http://mundodosonhos2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Publicidade

© Tudo Online – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in