Destaques

24 de dezembro de 2016

Resenha | Annie - Thomas Meehan

Título: Annie
Subtítulo: O clássico que encantou gerações
Autor: Thomas Meehan
Editora: Intrínseca
Páginas: 208
Ano: 2014

Sinopse: Aos onze anos, Annie é uma garotinha corajosa o suficiente para encarar sozinha as ruas de Nova York perseguindo seu grande sonho: encontrar os pais. Deixada por eles em um orfanato quando ainda era um bebê, com pouco mais que um bilhete informando que voltariam para buscá-la, a menina leva uma vida difícil sob o comando da malvada Srta. Hannigan, diretora do lugar. Cansada de esperar que os pais retornem, Annie foge do orfanato e enfrenta as mais inesperadas desventuras. Sua sorte parece estar prestes a mudar quando ela é escolhida para passar as festas de fim de ano na mansão de um rico empresário. Mas será que Annie finalmente conseguirá realizar seu sonho e escapar da dura vida do orfanato?  

Annie é uma garotinha que, desde que consegue se lembrar, vive em um orfanato de Nova York. Deixada na porta do lugar com apenas dois meses de vida, numa noite de ano-novo, junto a um bilhete de seus pais lhe prometendo que iriam voltar um dia para buscá-la, a menina leva uma vida difícil, pois a Srta. Hannigan, diretora da instituição, faz de tudo para tornar a vida dela um inferno.

Onze anos se passam e Annie não aguenta mais aguardar pelos seus pais. Cansada de esperar, a pequena foge do orfanato a fim de encontrá-los sozinha. Caminhando pelas ruas de Nova York, ela enfrenta várias adversidades, passa por várias aventuras e consegue fazer boas amizades - uma delas é com o cãozinho Sandy.


Felizmente, a vida de Annie começa a mudar quando Oliver Warbucks, o homem mais rico do país, resolve convidar, por meio da sua secretária Grace Farrell, uma órfã para passar as festas de fim de ano em sua mansão. Mas será esse o final feliz para a vida da menina? 

Originalmente, Annie era a personagem principal de uma tira de jornal chamada Annie, a Pequena Órfã. Posteriormente, foi transformada em um musical por Martin Charnin, diretor e letrista de musicais da Broadway, Charles Strouse, compositor, e Thomas Meehan, que escreveu o libreto. Na introdução do livro, vamos saber, dentre outras coisas, como o Thomas Meehan resolveu escrever esse romance baseado no musical da Broadway.

"Annie" acabou tornando-se uma surpresa para mim neste ano de 2016. Comprei o livro baratíssimo numa promoção, sem saber nada e o que esperar da história, e acabei sendo conquistado por uma leitura leve e cativante. Annie é uma menina madura e forte, de apenas onze anos, que tem muito a ensinar os leitores de diferentes idades. Já considero uma das minhas personagens favoritas da vida.


Annie sempre sonhou em encontrar os pais. Passava o dia imaginando como seria viver com eles. Ela e as outras meninas viviam um vida bastante complicada no orfanato: eram maltratadas pela Srta. Hannigan, pelos professores da escola, pois eram vistas como crianças problemáticas, e ridicularizadas pelas outras crianças pelo fato de não terem família. Annie, apesar da pouca idade, era uma líder, uma mãe para as outras meninas, principalmente para Molly, a menor órfã da instituição. Apesar de todas as adversidades da vida, a menina via o mundo com um olhar diferente, colorido, deixando para o leitor uma linda mensagem de otimismo e esperança.
"O sol vai sair amanhã. Pode apostar seu último centavo nisso!"
O livro se passa no período da Grande Depressão, e o autor vai nos mostrar os efeitos que ela causou na população americana. No livro, temos várias referências a respeito desse período. Em meio ao desemprego, a fome e a crise financeira, a garota sempre tem algumas palavras de otimismo para nos dizer.
"Bem, eu acho que, quando a gente pensa nas coisas boas que podem acontecer amanhã em vez de nas ruins que estão acontecendo hoje, a gente pode começar a fazer essas coisas boas acontecerem."
Em suma, "Annie" é um livro que eu indico para qualquer pessoa, pois é uma leitura que ensina lições valiosas para o leitor. Apesar do enredo previsível, não conseguimos inferir qual será o desfecho da menina, visto que alguns mistérios são mantidos até as últimas páginas. A história também se passa durante o natal, o que torna o livro uma boa opção para quem procura obras com essa temática.

Até o próximo post, combinado? 

Comentários via Facebook

18 comentários:

  1. Nào conhecia mas adorei a dica.
    FELIZ NATAL!!! Beijos
    floordemandacaru.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Sávio!
    Sério que é tão cativante assim? Eu já tinha ouvido falar no musical, mas confesso que não dei muita bola para o livro quando a Intrínseca lançou. Depois da sua resenha, vou repensar sobre isso :)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Sávio! Sua resenha me lembrou que tem um filme da Annie cujo trailler eu vi faz alguns anos e fiquei LOUCA para assistir! Aaaaah fiquei com muita vontade de ler esse livro, parece algum lindo!!! Adorei sua resenha, disse tudo o que havia para ser dito, foi um convite fofo para ler um livro fofo!


    Beijão, Jaci
    O Que Tem Na Nossa Estante

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sávio!
    Adorei a resenha e fiquei curiosa para conhecer melhor a história da Annie. Não sabia que existe um livro baseado no musical e ainda que fosse tão interessante assim! Ótima dica :D Beijinhos, Beatriz.

    O Diário de uma Escritora Iniciante

    ResponderExcluir
  5. Oi Sávio, já vi que vou adorar a história! Adoro quando a gente tem uma grande surpresa assim como você teve, e o livro nos conquista! Já ouvi falar muito da Annie mas resenha mesmo é a primeira vez que estou lendo e adorei! Abraços!!

    www.lendo1bomlivro.com.br
    @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
  6. Oi Sávio, tudo bem?

    Faz um tempo que estou querendo ler esse livro, pois parece ser o tipo de leitura que conquista nosso coração. Sua resenha foi muito bem estruturada e consegui sentir todas as nuances da obra. Parabéns!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  7. Eu não sabia que tinha o livro, mas eu assisti o filme, achei tão fofo!
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, Sávio! Tudo bem?

    Eu quase adquiri esse livro, estava num preço muito bom, mas acabei optando por outros. Pretendo ler brevemente, principalmente após sua resenha. Gosto de livros que nos ganha por sua simplicidade. Annie me pareceu uma leitura simples, mas que nos cativa rapidamente.

    Uma ótima semana. https://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá! Não conhecia esse livro, parece ser bem fofa! Adorei sua resenha, parece que realmente o livro te conquistou hahaha
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Sávio!
    Tem um filme desse livro, não é? Minha irmã me indicou uma vez dizendo que era muito bom. Acho que vou preferir assistir primeiro, mas o enredo parece ser cativante!
    Ótima resenha!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sávio! Tudo bem? Eu nunca tive interesse em ler esse livro, mas sua resenha conseguiu despertar meu interesse. Parabéns pela resenha! ^^

    Abraço

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Já fiquei com pena da protagonista por ser maltratada no orfanato e ainda ter sido abandonada pelos pais :/ ela teve uma vida difícil, mas espero que o final seja feliz!


    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ainda não conhecia o livro, mas a sua resenha me deixou morrendo de vontade de ler ele!
    Adorei o fato da história se passar no natal, já está na minha wishlist ;p

    Beijos e feliz 2017 para você <3
    https://menteviajantee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. O livro não conhecia, mas vi o filme e gostei! :) Boas festas!
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  15. Oii
    Já tem um tempo que quero ler esse livro, ele parece ser bem fofo fiquei curiosa com a história.
    Abraços;**
    http://FebredeLivro

    ResponderExcluir
  16. Oiii Sávio

    Eu não tinha nem idéia de que esse livro se passava no período da Grande depressão Americana, não sei porque pensava que era um romance juvenil em tempos atuais.
    Achei a idéia bem legal, acho que leria porque gosto de saber o reflexo que certas épocas tiveram nas pessoas e essa é uma época que não vejo muito ser retratada em livros. Dica bem interessante.

    Beijos

    resenhaatual.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá, Sávio!
    Esse livro me faz lembrar muito um filme que sempre passava na sessão da tarde, mas esqueci o nome. Então, pula casinha. Eu vejo sempre esse livro e confesso que a capa não me convida, mas li várias coisas sobre ele recentemente e fui conquistado. Quero muito ler.

    Abraço.

    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Adorei a resenha! Ainda não conhecia o livro, mas a capa é um amor e a história parece ser também. Aliás, não tem um filme desse livro? Eu juro que já assisti um filme com uma história parecida, ou talvez eu só esteja doida mesmo hahahaha
    Um beijão,
    Gabs do likegabs.blogspot.com ❣

    ResponderExcluir

Publicidade

© Tudo Online – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in