Destaques

17 de janeiro de 2017

Resenha | A Playlist de Hayden - Michelle Falkoff



Título: A Playlist de Hayden
Autor: Michelle Falkoff
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
Ano: 2015
*Livro cedido pela editora
Sinopse: Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente
Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava.
A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.

Sam e Hayden são grandes amigos que, sempre que possível, passam a maior parte do tempo juntos. Enquanto Sam leva uma vida normal com sua mãe e sua irmã, Hayden pertence a uma rica família formada pelos seus pais e Ryan, seu irmão mais velho. Apesar de ter uma vida financeira confortável, Hayden não é completamente feliz, pois ele e Sam são alvos frequentes de piadas e brincadeiras de mau gosto feitas pela trifeta do bullying - trio formado por Ryan e seus amigos Jason e Trevor. A situação pesa ainda mais para Hayden pelo fato dele ter dislexia, o que faz com que seu desempenho escolar não seja um dos melhores. 

Além de sofrer bullying, praticado pelo próprio irmão, e ter muita dificuldade de aprendizagem, Hayden ainda sofre em casa, visto que seus pais o consideram uma decepção e vivem lhe oprimindo. O único momento que ele se sente bem é quando está ao lado de Sam que, além de ser seu único amigo, também tem os mesmo gostos que o seu: ambos são apaixonados por videogame, quadrinhos, música, séries e tudo que envolve o universo geek.


Certo dia, os dois vão a uma festa e lá são humilhados mais uma vez pela trifeta do bullying, fato que faz com que eles tenham uma discussão. No dia seguinte, Sam vai até a casa do amigo para se desculpar e o encontra deitado na cama. Após notar que havia algo de estranho, que Hayden não roncava como de costume, Sam encontra uma garrafa de vodka junto com um frasco de remédios vazio e conclui que seu melhor amigo cometeu autocídio. Ainda no quarto, ele encontra um pendrive com uma playlist e um bilhete, deixados por Hayden, lhe dizendo que iria entender. Nos dias posteriores, Sam conhece a misteriosa Astrid, uma menina cheia de personalidade que aparece para fazê-lo seguir em frente. Contudo, Astrid parece saber mais coisas do que realmente ela diz saber. 
Para Sam.
Ouça. Você vai entender.
Livro de estreia da  Michelle Falkoff, A playlist de Hayden vai girar em torno da busca de Sam por respostas e, pouco a pouco, vamos descobrindo o que de fato aconteceu na festa que antecedeu a morte do garoto. Em meio a raiva e a dor da perda, Sam sente-se culpado por não ter evitado o ocorrido. Além de bullying e suicídio, a autora também toca em temas como o homossexualismo e coloca um pouco de romance na história.

O livro é narrado em primeira pessoa pelo Sam, e vamos conhecer Hayden através da visão do seu amigo e de outros personagens. Sam passa o livro inteiro ouvindo a playlist e a cada música surge uma lembrança de momentos que ambos viveram juntos, por meio de alguns flashbacks. Apesar de ter gostado da leitura, fiquei bastante desapontado no que diz respeito a playlist. Fiquei esperando algo que me surpreendesse, mas não aconteceu. Sam passou o livro inteiro tentando decifrar a lista de músicas, e eu não consegui enxergar a importância dela para o desfecho da história.


Cada início de capítulo contém uma música da playlist de Hayden, totalizando 27 canções. Achei isso bem bacana, pois combinou bem com a proposta do livro e nos ajudou a saber o que iria acontecer no mesmo. As músicas possuem um tom melancólico, fazendo com que o leitor mergulhe na história e sinta o que as personagens estão sentindo. Ademais, o livro é recheado de referências que vão agradar bastante o público geek. 

Em a playlist de Hayden, vamos acompanhar uma história com situações que, infelizmente, acontecem em nosso cotidiano. Além disso, vamos perceber que pequenas atitudes, até mesmo brincadeiras aparentemente bobas, podem causar sofrimento a uma outra pessoa e pode trazer consequências desastrosas para a vida dela. Talvez não seja o melhor livro com essa temática, mas acho que é uma leitura bastante válida, visto que passa uma bonita mensagem de superação.

Separei as músicas presentes no livro e tentei reproduzir a playlist que Hayden deixou para Sam. Espero que curtam, pois a lista tem muitos sucessos que são conhecidos por vocês.

Comentários via Facebook

23 comentários:

  1. Oi, Sávio! Tudo bem?
    Acho que desde o lançamento tenho vontade de ler este livro, mas até agora nada. Não é meu gênero favorito, mas eu fiquei muito curioso para ler e para decobrir junto com Sam. As ideias das músicas são bem legais e aposto que dá um toque totalmente diferente ao livro.
    Abraços!

    -Ricardo, Lapso de Leitura

    ResponderExcluir
  2. aaaaaai QUE TUDOO! Já fiquei animada com a resenha do livro.
    Um livro com playlist é algo super excitante, e ajuda ainda a imaginação fluir... ~

    Chu~

    https://mundo-mikas.blogspot.com.br/ ❤

    ResponderExcluir
  3. Oi Sávio,

    Lembro que quando esse livro foi lançado, muito gente comentou que a leitura era boa e reflexiva. Por ter temas fortes, acabei não me interessando em ler, mas vira e mexe, quando leio alguma resenha, fico com vontade de conhecer a estória. Quem sabe quando eu achar que é um bom momento eu leia.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Sávio,
    o livro parece ótimo, apesar de vc ter dito não ser um dos melhores nessa temática. É bom ver o lado de quem ficou, não há como voltar atrás nas decisões ou mudar o passado, é tentar se perdoar e seguir em frente.
    O que mais me chamou a atenção foi o sofrimento que ele sofreu por parte da própria família, acredito que o mundo pode te maltratar, mas se vc estiver cercados de pessoas que te amam e te apoiam vc é capaz de superar tudo.

    Beijos,
    Anne
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  5. Oi Sávio! Tudo bem? Lembro que na época do lançamento do livro eu fiquei bem interessada, mas depois acabei esquecendo hehehehheeh valeu por lembrar! Adorei a playlist no final!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oiii Sávio, como está?

    Todo mundo fala super bem desse livro, mas te confesso que não me chama muito a atenção. Já li histórias parecidas e terminei não desfrutando tanto como a maioria das pessoas que conheço desfrutou. Enfim, acho que não é bem meu estilo no momento... mas não descarto quem sabe conferir futuramente.
    A resenha ficou ótima.

    Bjs

    Alice and the Books

    ResponderExcluir
  7. Olá, Sávio.
    Eu li esse livro quando lançou e confesso que não me marcou muito porque não lembro muita coisa da história não. Só lembro que na época eu gostei dele. Também não entendi o negócio das músicas hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Poxa, que pena que no final das contas a playlist não tem tanta importância como parece :( achei incrível também ter uma música no começo de cada capítulo, e seria legal se cada canção tivesse uma mensagem que o protagonista deve decifrar. Ou então nem decifrar, mas ~compreender o amigo através delas. É uma pena que a autora não tenha aproveitado tudo o que a ideia oferecia :( mas ainda assim, é uma leitura que tenho curiosidade.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca havia ouvido falar desse livro, mas agora fiquei curiosa demais! E ah, sou nova por aqui e já to amando seu espaço! To seguindo aqui <3

    xox
    Próxima Primavera
    Participe do sorteio de 1 ano do blog (2 livros + brinde)

    ResponderExcluir
  10. Oi!! Simplesmente adorei a sinopse e a resenha, fiquei com uma imensa vontade de ler.
    Beijinhoos. ❤
    Amor de Lua Azul
    Instagram - Google + - Twitter

    ResponderExcluir
  11. Oi! Já tinha visto a capa do livro, mas não imaginava que abordava um assunto tão sério. Tem pessoas que exageram e são extremamente ruins com suas piadas de mal gosto e não sabem ou até sabem o sofrimento que vão causar nos outros. Parabéns pela resenha. Bjos <3

    Click Literário

    ResponderExcluir
  12. Oi Sávio,
    Vou ter que concordar com a Mi, rs. Eu acabei esquecendo totalmente desse livro, lembro que no lançamento foi um BUM grande e eu fiquei super animada.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Sempre tive uma certa curiosidade sobre esse livro, mas nunca tinha lido uma resenha sobre ele. Tinha até esquecido que ele estava na minha lista de favoritos, e agora depois de ler sua resenha, fiquei mais curiosa para lê-lo. Espero gostar :)

    Bjs

    Me Cativastes

    ResponderExcluir
  14. Olá, Sávio! Tudo bem?
    Li este livro no ano retrasado e gostei bastante, porém acho que autora se perdeu um pouco da metade do livro em diante. Enfim, foi uma leitura válida para mim também, mas eu esperava mais. Acho que a Michelle poderia ter dado uma conclusão mais plausível. Sei lá, foi essa a sensação que tive.

    Um ótimo fim de semana. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ótima Resenha!

    Sempre ouvi bons comentários sobre o livro, que parece trazer um pouco de interatividade ao leitor. Estou bem interessante em ler no futuro.

    Att,
    Blog Combo Pop
    http://blogcombopop.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Adorei seu post! Ótima resenha.

    Estou seguindo seu blog.
    Beijos,
    Ler Antes De Dormir

    ResponderExcluir
  17. Oi, Sávio.
    Já amei esse livro só de ler sua resenha.
    Logo quando a editora lançou fiquei querendo ler, acabei não comprando e agora esse livro vai voltar para a minha lista.
    Um abraço,
    Keth.
    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi, Sávio!
    Eu li esse livro porque pensei que seria algo parecido com um outro que li e gostei muito. Eu não curti muito esse, pra falar a verdade. Achei Sam um tanto egoísta, achando que só ele sofria. Mas a playlist sim eu amei
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  19. Yo Sávio!
    Foi super bacana compartilhar essa entrevista com a gente, é sempre bom conhecer os autores e seus livros, falando em livros, comecei com o hábito de ler ultimamente até porque já tinha falado que queria começar o ano com isso, não sei se falei aqui heuheu, como sempre arrasando nas postagens. Parabéns.

    https://mundo-mikas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Esse livro é muito "Os 13 porquês" e é por isso que eu o desejei desde o lançamento!
    Apesar de ser um tema triste, é algo que precisa ser discutido.

    Duas Leitoras - no Top Comentarista de fevereiro você pode escolher entre 4 livros!

    ResponderExcluir
  21. Oi Sávio!!! Sou louca pra ler esse livro justamente por causa da playlist! Ideia fantástica da autora associar a história à trilhas sonoras :)
    Grande abraço!
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir
  22. Olá
    Eu gostei bastante de ler A playlist de Hayden. Li já tem um tempinho, mas sempre me recordo da história. Gostei dos temas abordados e da forma com que forma abordados. Gostei da playlist e li cada capítulo ouvindo a música indicada. A mim ela também não revelou muito, mas eu não sou Sam, não fui a melhor amiga de Hayden ;)

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  23. Oi Sávio!!
    Eu li esse livro no ano passado e assim como você, eu gostei, mas não o melhor desse tema. Eu demorei um pouco para entrar no ritmo da história e fui arrastando a leitura até conseguir terminar.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Publicidade

© Tudo Online – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in