Destaques

6 de setembro de 2017

Resenha | O Resgate de Althea - E. Samuel

Título: O Resgate de Althea
Série: As Quatro Portas do Tesouro #2
Autora: E. Samuel
Editora: Independente
Páginas: 203
Ano: 2016
Avaliação: ★★★ 
Comprar: Site da autora | Amazon

*Livro cedido em parceria com a autora
Sinopse: Muitas vezes, a conclusão de uma história é o seu fim, mas outras tantas vezes, é apenas o começo…
Daniel achava que as aventuras que ele e seus amigos haviam vivido na Mata do Anatema eram apenas lembranças envolvendo um grande segredo, mas logo um sonho recorrente surgiu para lhe tirar o sono!
Um pedido de ajuda, um chamado que não podia deixar de ser ouvido.
O Resgate de Althea, o segundo livro da série As Quatro Portas do Tesouro,
leva nossos amigos a Alius, um mundo habitado por criaturas diferentes e governado por Átira, uma chefe de Estado muito além de perigosa.
Incumbidos de encontrar Althea, Daniel, Júlio e Marcelo são capturados e levados ao palácio, onde ficam sabendo que Althea é a Conselheira de Átira e foi sequestrada por um grupo de rebeldes.
Átira promete poupar suas vidas, mas em troca, quer que os três libertem sua conselheira e a tragam de volta.
Para resgatar a Conselheira, os três terão que enfrentar monstros e criaturas apavorantes, além de vencer suas próprias limitações, usando conhecimento e criatividade como armas poderosas.
Mas raramente as coisas são tão simples como parecem e nem sempre tudo acontece como planejado. Nossos amigos se veem obrigados a mudar seus planos e enfrentar um inimigo muito mais perigoso do que haviam imaginado.
Uma aventura bem-humorada, cheia de surpresas e reviravoltas, onde nem sempre as coisas são exatamente o que parecem…
  

Neste segundo volume da série “As quatro portas do tesouro”, Daniel começa a ser atormentado por pesadelos que se tornam cada vez mais frequentes. Neles, o garoto visualiza uma mulher lhe pedindo ajuda e tudo o leva a crer que se trata de Althea, a esposa de Seth que, em busca do amuleto de Aloni, nunca retornara da Mata do Anatema.

Incomodado com as visões, Daniel decide acabar com o problema de vez. Ele, Marcelo e Júlio vão à casa de Seth e dona Aída a fim de obter alguma ajuda. Seth resolve entrar na mata para salvar sua esposa, mas um incidente o impossibilita de fazê-lo. Assim, a missão de salvar Althea fica para o trio inseparável.

Ao entrar na mata e escolher uma das portas, os garotos despertam em Alius, um mundo habitado por híbridos e outras criaturas. O lugar é governado por Átira, a chefe do Estado, que é uma criatura extremamente perigosa, capaz de qualquer coisa para proteger seus interesses. Os meninos logo são capturados e levados ao palácio da mulher, ficando sob seu domínio. Lá, descobrem que Althea é a Conselheira de Átira que fora sequestrada por uma grupo de rebeldes. Para escapar em segurança do lugar, o trio terá que salvar a Conselheira e contarão com a ajuda de Zoia, uma prisioneira que conhece bem a região.


Se compararmos com primeiro volume, fica evidente que “O Resgate de Althea” deu um salto na qualidade da história, uma vez que apresenta uma trama mais complexa no que diz respeito ao enredo, aos personagens, mas também traz alguns elementos bem parecidos com o do primeiro livro, inclusive alguns pontos negativos. E. Samuel criou um universo repleto de criaturas fantásticas, que nada se parece com o primeiro, trazendo também várias referências mitológicas para a história.

Com uma narrativa em terceira pessoa, a autora destaca bastante as personagens femininas. Althea e Zoia, que é uma escrava do Estado, aparecem como mulheres revolucionárias, fortes e destemidas que vão à luta em busca de justiça e igualdade. Além disso, a história traz uma mensagem que visa mostrar ao leitor o valor da coletividade, mostrando que a expressão popular “a união faz a força” é mais que verdadeira. 

No livro, uma reviravolta, um acontecimento surpreende tanto os personagens principais quanto quem está lendo. Quando tudo parecia resolvido, E. Samuel nos engana e leva a história para um novo rumo, mostrando que livros infantojuvenis também podem surpreender.


Apesar de ser uma história bem trabalhada, “O Resgate de Althea” traz alguns pontos negativos do primeiro livro da série. Alguns fatos continuam sendo narrados de forma rápida, sem muito aprofundamento. Além disso, não senti um amadurecimento na personalidade do trio de amigos depois de passar por muitas aventuras na busca do amuleto de Aloni. 

A edição desse volume segue o mesmo padrão do outro volume: a capa possui uma textura diferenciada, mas sem orelhas; as folhas são amareladas e a fonte possui um tamanho bem agradável para a leitura fazendo com que a mesma, junto com os capítulos curtos, flua rapidamente.

Com uma escrita simples e uma linguagem do cotidiano juvenil, E. Samuel nos conduz a uma história bem humorada que, apesar dos elementos comuns a esse gênero, chega a surpreender o leitor. Os livros da série podem ser lidos de forma independente sem causar qualquer prejuízo à leitura.

Outros volumes:

Em Busca do Amuleto de Aloni #1

Comentários via Facebook

15 comentários:

  1. Ola, essa trilogia parece ser bem bacana. Interessante saber que o segundo foi melhor do que o primeiro, isso é sempre bom. Já faz um tempinho que tenho vontade de a ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esse tipo de livro de fantasia bem "viajado" bom pra mergulhar na leitura haha. Parece bem innteressante, bom que a segunda edição melhorou, geralmente o primeiro é sempre o melhor!
    Adorei a resenha e as fotos!
    Beijos, Gi.
    Blog About Girls

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sávio! Muito obrigada pela resenha! ❤️
    Fique de olho que O Segredo de Lúcio, o terceiro livro da série, deve sair em breve!
    E. Samuel
    www.asquatroportasdotesouro.com

    ResponderExcluir
  4. Sou um pouco suspeita para falar desse livro, porque eu gostei muito dele, até mais que o primeiro, hehe. Amei poder ver criaturas mitológicas nesse segundo volume e, apesar de ficar triste por alguns acontecimentos se passarem muito rápidos, eu adorei embarcar nessa nova aventura com esse trio <3 Além disso, amei ver as personagens femininas indo à luta atrás da igualdade e mostrando todas as suas forças para acabar com as injustiças :) Enfim. Não vejo a hora de poder saber qual será a nova aventura deles ^^
    Beijos :*
    Me Cativastes

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro ler esses livros infantojuvenis com criaturas fantásticas. Interessante ler que há personagens femininas fortes na obra.

    ResponderExcluir
  6. Que post ótimo, gostei demais da sua indicação! :)
    Adoro livros de aventura, ainda mais nesse estilo. Realmente parece ser uma leitura muito envolvente e cativante.
    Gostei demais, um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Oi tudo bem?

    Gostei bastante da premissa do livro e ainda mais ao saber que ele é nacional mas não gosto muito de fantasia e de personagens não muito profundos, então dessa vez passo a dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá! Essa leitura parece ser muito interessante, gostei bastante da maneira como você descreveu o enredo. Fica anotada a dica.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  9. Oi oi!!!
    Apesar de não ser muito o meu tipo de leitura, a forma como escreveu a resenha apaixonou-me. Fiquei com vontade de o ler ;)
    BeijinhoBom
    Paula Cardoso
    Magia nas Palavras ♥

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Não conhecia esses livros.
    Parece ser bem bacana, gosto muito de livros de fantasia!

    Beijos :*
    Say My Book

    ResponderExcluir
  11. Adoro esse tipo de gênero de fantasia, nos remete a algo tão bom! adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  12. oie tudo bem?
    adorei sua resenha, nunca li esse livro mais gostei da resenha, e amei a capa, achei bem interessante. Sucesso

    ResponderExcluir
  13. oie tudo bem?
    adorei sua resenha, nunca li esse livro mais gostei da resenha, e amei a capa, achei bem interessante. Sucesso

    ResponderExcluir
  14. Leria o filme só pela capa, por essa sinopse já quero ler agora!

    ResponderExcluir
  15. Acho essas capas lindas mas não sei se leria o livro, fico receosa pois me lembra Percy e ele tá sendo bem decpcionante. rs
    Mas vou anotar a dica!

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Publicidade

© Tudo Online – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in