Destaques

20 de outubro de 2017

Resenha | Teias da Vida: O Regresso - Edvaldo Araújo dos Reis

Título: Teias da Vida: O Regresso
Autor: Edvaldo Araújo dos Reis
Editora: Scortecci
Páginas: 156
Ano: 2017
Classificação: ★★
Comprar: Livraria Asabeça | Livraria Cultura

*Cortesia da editora
Sinopse: Inspirado em acontecimentos que, para muitos, são ditos como acasos, este romance tenta mostrar que há uma força maior capaz de unir pessoas, principalmente através de pequenos detalhes que, às vezes, passam despercebidos. Eduardo, um estudante de Física da Universidade Federal da Bahia, rapaz humilde, cheio de sonhos e fascinado pelo espaço, não tinha ideia de que um simples esbarrão poderia mudar completamente a sua vida. Teias da vida – o regresso narra um romance repleto de ambições, intrigas e vingança, desencadeado após a morte de um ente querido de Eduardo.
Aos poucos, as personagens vão percebendo a existência de um entrelaçamento entre o passado e o presente, com as revelações que, ao longo da trama, são desvendadas. Compreendem a existência do amor puro e que ele está acima de tudo. Entendem, de alguma forma, que os acasos vão tornando-se providências e tudo faz parte da grande teia da vida. Através de uma narrativa simples, o leitor é surpreendido, a cada momento, com essas revelações, sendo levado a um singular e extemporâneo final.
❖❖❖
“Os caminhos são traçados com uma perfeição divina, sábios os que conseguem decifrá-los.”
Estudante de Física, Eduardo leva uma vida bastante humilde com seus pais. O rapaz sustenta a família sozinho trabalhando com digitador na Distribuidora Souza Rego. Sua vida começa a mudar quando ele esbarra, no Campus da Universidade Federal da Bahia, em Débora, uma bela estudante do curso de psicologia, e se apaixona à primeira vista pela moça. Eduardo não sabia, mas o destino reservava grandes surpresas para os dois. 

Diferente de Eduardo, Débora é de família rica e sua mãe, Catarina, é dona de uma grande distribuidora. Temida pelos seus funcionários, a empresária é extremamente arrogante, autoritária e ambiciosa que sonha em ver sua filha casada com um bom partido.

Após a morte de um ente querido de Eduardo, a situação em sua casa passara a ficar mais complicada, pois uma grande tristeza se instalou no local. Apesar do momento delicado, o rapaz não parava de pensar em Débora e esquecê-la se tornara uma tarefa cada vez mais difícil. A fim de amenizar a dor da perda, Eduardo e seus pais buscam conforto na doutrina espírita e nos ensinamentos de Dona Georgina, amiga da família.


Aos poucos, o estudante começa a frequentar o centro espírita Praticando a Caridade. Lá, algo inesperado acontece: Eduardo encontra Débora e descobre que ela é sobrinha de Georgina. A partir desse momento, o casal passa a viver um intenso romance, mas terão que enfrentar Catarina, que não vai aceitar de maneira nenhuma esse relacionamento.
“O amor constrói o que o ódio destrói, pois ele é o alicerce que dá sustentação ao ser na caminhada a sua evolução.”
“Teias da vida – o regresso” nos apresenta uma pura e verdadeira história de amor envolta a muitos conflitos, intrigas e vingança – e as desastrosas consequências disso. Os principais personagens apresentam características marcantes e uma identidade própria: Eduardo é um rapaz inteligente e generoso que só enxerga o melhor das pessoas; Débora e Catarina vivem em pé de guerra, tendo uma relação longe de ser de mãe e filha; Georgina é uma mulher sábia que sempre tem um ensinamento a transmitir nos melhores, e nos piores, momentos. 

Ao longo da narrativa, muitas reflexões são feitas embasadas no espiritismo e muitos conceitos relativos à espiritualidade são abordados. Diferente de muitos livros deste gênero, que relatam a vida após o desencarne, “Teias da vida” foca nas atitudes das personagens e como suas ações interferem na vida das outras, mostrando também as consequências dessas atitudes. Apesar de ter achado bem interessante a transmissão de alguns ensinamentos, é possível notar uma repetição desses, deixando a leitura redundante.


Outro ponto que precisa ser destacado é a total conexão do título da obra com a história, tendo como consequência uma narrativa bem construída e amarrada. No decorrer da leitura, vamos perceber que um personagem está ligado a outro, seja pelo passado, seja pelo presente, formando uma grande teia que no desfecho faz todo sentido. 

Os capítulos são curtos e no inicio de cada um há uma frase que faz menção ao que irá ser abordado nos mesmos. Edvaldo Reis possui uma escrita simples, mas também cheia de lições. Em alguns momentos, fica explicito que algo irá acontecer na trama e, quando chegamos ao clímax, o leitor fica vidrado com o desfecho que, ao mesmo tempo em que choca, surpreende. 

“Teias da vida – o regresso” é um livro que vai fazer você terminar a leitura repensando muitas coisas em sua vida. É uma obra para leitores que se interessam por assuntos relacionados à espiritualidade e destino. O que tirei dessa leitura? Existe um significado, um propósito maior por trás de tudo que existe; o arrependimento e perdão libertam e tiram a culpa; somente o amor cura e o mais importante: só colhemos o que plantamos.

Comentários via Facebook

37 comentários:

  1. Olá, eu não conhecia o livro. Gostei da capa, menos desses olhos nela, rs. A história parece ser muito bonita. Gostei da sua resenha.
    Eu não sou espirita, mas já alguns romances que fala um pouco de espiritismo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Sávio, tudo bem?
    Ainda não conhecia este livro, parece ser bom!
    Vou anotar a dica.

    Bjs :*
    Say My Book

    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  3. A capa do livro é maravilhosa. Gosto qnd o autor consegue nos passar algo na simplicidade da escrita, não é preciso muito para se cativar um leitor, apenas fazê-lo pensar. Não leria o livro no momento, mas não descarto a dica, pois a história parece ser muito interessante e gosto desse tipo de romance.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  4. Oii tudo bem?
    Que livro mais lindo gente!
    Fiquei encantada e não sabia da existência do mesmo, ainda mais sendo da Scortecci, sua resenha ficou ótima e só imagino que deve ser uma leitura magnífica.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. São essas repetições que causam redundância que me decepcionam na maioria dos livros espíritas. Ainda não conhecia o livro, pela sua resenha achei os personagens e os conflitos por quais passam bem interessantes.

    ResponderExcluir
  6. Oie!

    Achei a proposta dessa obra bem interessante, mas infelizmente os livros espiritas que leio são mais para estudo, que de histórias por assim dizer (como desta obra), mas deixarei a dica anotada quem sabe futuramente o leia por curiosidade!

    BJss

    ResponderExcluir
  7. Gosto desses livros que nos faz pensar e refletir sobre nossa própria vida, parece ser muito interessante, obrigada pela indicação.

    ResponderExcluir
  8. Achei a premissa da história bem interessante e acredito que o livro traga várias mensagens importantes.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  9. Achei a capa do livro maravilhosa e a premissa original, o que aumentou minha vontade de ler. Espero ter poder fazer a leitura em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu não sou espirita por isso tenho uma pouco de resitencia com esta temática. Mas a historia parece ser muito bonita.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Não o conhecia, mas parece ser uma boa leitura, vou dar uma olhada nele e quem sabe eu arrisque...

    ResponderExcluir
  12. Olá! É sempre bom ler livros com temáticas e ensinamentos válidos, significativos. Eu fiquei super curiosa para conhecer os dois personagens, ver como eles se apaixonam e como isso vai se desenvolver na trama. Espero conseguir ler algum dia :)

    xoxo,
    Haise.

    ResponderExcluir
  13. Adoro livros assim.
    Que faça repensar nossos valores e que tenham um texto para a leitura imediata e outro texto nas entrelinhas.
    Parabéns pela resenha .

    ResponderExcluir
  14. É, não me convenceu. Mas boa leitura para aqueles que gostam!
    Abç.

    ResponderExcluir
  15. Acho muito legal quando os livros nos fazem refletir, e pela sua resenha, parece ser o caso desse título. Não conhecia o autor nem o livro, fiquei bastante interessada.

    bj,
    Dani, do blog Sabe o que é?
    http://sabeoque.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Logo de início, tive um julgamento bem diferente do que o livro realmente é! Achei que fosse algo de realismo mágico ou de fantasia, e ainda que fosse o segundo volume / continuação de alguma série. Infelizmente, acaba sendo comum que livros de ficção com base religiosa / filosófica tenha uma repetição enorme. Eles focam demais no ensinamento e esquecem que aquilo é uma narrativa. Me lembrou um pouco de O Vendedor de Sonhos, do Augusto Cury.

    ResponderExcluir
  17. Muito obrigado pela resenha! São sábias e muito sinceras as suas palavras. Tenha certeza, as abraçarei como forma de aperfeiçoamento da minha escrita, uma vez que esta foi a minha primeira obra. É uma trilogia e a segunda parte estarei lançando no início do ano que vem. Obrigado a todos pelos comentários. Como disse, agradeço a sinceridade de todos e, cada crítica construtiva e/ou elogio me servirão para o melhoramento da forma a qual escrevo. Sinceramente, Obrigado a todos! O próximo livro será: TEIAS DA VIDA - A MISSÃO, que já está pronto. Um feliz dia para todos!

    ResponderExcluir
  18. Não gosto muito desse estilo de livros, mas esse parece ser até interessante.
    A e sua escrita é muito boa, continue assim.

    ResponderExcluir
  19. Olá
    O livro tem uma premissa bem interessante, gostei da história do protagonista, de seu interesse pela física e pelo espaço, dever ser um livro bem bonito.

    ResponderExcluir
  20. Oie, tudo Bem?!?! Não conhecia a obra e ja coloquei na lista de leituras futuras. Adoro o tema e sempre gosto de pensar que de fato há algo que rege isso que chamamos de coincidência.
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Faz muito tempo que não leio uma obra espírita! Eu era viciada em Zibia, mas com o blog acabei tomando outros rumos e não lendo mais o gênero já que falta tempo!
    Gostei muito da premissa do livro e vou anotar a dica!!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  22. Ooi
    Confesso que não leio muito do gênero, mas mesmo assim a obra chamou minha atenção. Pelo que disse, é um livro bem reflexivo, que coloca o leitor para pensar mesmo, e eu amooo isso. Sem contar que acho suor interessante essas abordagens sobre o destino, sempre me deixam refletindo sobre. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  23. Ola,
    Lendo sua resenha percebi que esse é o tipo de livro que minha mãe adoraria ler. Somos estudantes do espiritismo e mesmo ele não ter relação direta com alguns preceitos como você mesmo comentou acredito sim que traz grandes noções como as "leis morais", afinal o que fazemos aqui é fruto para nossa evolução ou não. Uma boa dica que vou repassar.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Oi Sávio, tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas já me interessei. Gosto de obras que me permitam refletir sobre a vida e tudo que a ronda, e este parece ser o tipo de livro. Também gosto de ler um romance com alguns conflitos e carga dramática, isso sempre acrescenta bastante na obra. Com toda certeza fiquei bem curiosa e querendo saber mais das ideologias do espiritismo empregadas!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Ola lindona amo livros com base no Espiritismo, são sempre leituras edificantes que nos levam a grandes reflexões sobre alguns atos, assim como muitos esclarecimentos. Não conhecia o livro e já quero ler. Gostei muito da premissa e capa. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  26. Oie!!!
    Primeiramente, que capa maravilhosa!!!
    Não conhecia esse livro, ele não tem a história que eu costumo ler, mas me encantei pela sua resenha e o contexto do livro. Parece ser aquele livro intenso que nos faz chorar.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  27. Muito interessante a premissa existencial desse livro. Não sei se é por causa dos anos que a passam e, com isso,a morte se aproxima, mas tenho me interessado por esse tipo de histórias, kkk. Interessante mesmo.

    Também gostei da capa.

    ResponderExcluir
  28. Oi, tudo bem?

    Não conhecia este livro. Mesmo o enredo parecendo ser legal, ele não meu estilo de leitura. Vou passar a dica dessa vez. Quem sabe na próxima.

    ResponderExcluir
  29. Oi.
    É um enredo que me atrai, mas não é uma leitura que eu faria no momento.
    Não estou em uma fase muito boa para fazer reflexões, por isso tenho evitado livros assim.
    Mas gostei da dica e anotei para ver mais pra frente.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  30. OOOOOI

    eu absolutamente adoro livros com capítulos curtos. Parece que acaba rolando um ritmo muito mais legal de leitura.
    Achei a capa linda! A sinopse também não deixa a desejar. Quero!

    beijo
    www.beinghellz.com.br

    ResponderExcluir
  31. Somos seres imperfeitos na perfeição do caminho. Parece ser muito bom o livro. Boa dica.
    www.unalome.com.br

    ResponderExcluir
  32. Não conhecia o livro, achei a capa linda e adorei sua resenha, gosto de livros que nos fazem refletir.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Uau onde comprar esse livro, já quero ler fiquei super curiosa em ler-lo. O post ficou bem interessante. bjos
    www.denisemendoncablog.com.br

    ResponderExcluir
  34. Eu não sigo a crença espírita, mas reconheço que eles tem muitas obras boas. Meu respeito e admiração por eles, seja no campo teológico ou literário.

    ResponderExcluir
  35. Olá!
    Também sou parceira da Scortecci e, em meio a tantos livros, ainda não tinha visto esse. Me pareceu ser bem interessante, gosto da temática e além disso é o tipo de leitura que garante muitas reflexões. Dica anotada. Quem sabe esse seja meu próximo exemplar a ser solicitado?
    Beijo, excelente resenha.

    ResponderExcluir
  36. Eu gosto muito de livros espiritas, mas faz algum tempo que não leio um bom livro do gênero! Gostei bastante da sua resenha e vou indicá-lo a meu pai, que também gosta bastante de livros do gênero!

    ResponderExcluir

Publicidade

© Tudo Online – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in