Destaques

12 de outubro de 2017

Resenha | Violetinhas na janela - Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho

Título: Violetinhas na janela
Autores: Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho/ Luis Hu Rivas (ilustrador)
Editora: Petit
Páginas: 96
Ano: 2016
Avaliação: ★★ 
Comprar: Petit | Amazon | Americanas | Saraiva | Submarino

*Cortesia da editora
Sinopse: Violetas na Janela agora em quadrinhos! O que era bom, agora ficou melhor ainda. Com lindas ilustrações de Luis Hu, o leitor vai fazer uma viagem deliciosa pelo mundo dos espíritos acompanhando Patricinha e seus amigos.
Um dia Patricinha acordou e percebeu que não estava em casa. Viu um lugar que lembrava um hospital, mas sem barulho de hospital. Usava o mesmo pijaminha azul de todos os dias, só que aquela não era sua cama nem seu quarto. Como podia? Ela começou a ficar intrigada. É possível acordar de uma hora para outra num lugar estranho, e ainda por cima sem medo?
Pois esta é a melhor parte da história: Patricinha descobriu que nem sempre precisamos ter medo do que não entendemos. Ela conta coisas incríveis que conheceu após esse despertar, como as colônias, por exemplo, um lugar cheio de cor, bom humor e alegria, e nos convida a uma viagem deliciosa pelo mundo dos espíritos.
❖❖❖

É de conhecimento de todos que se interessam por assuntos relacionados a espiritualidade que o livro Violetas na Janela” é considerado um clássico da literatura espírita nacional. Seu sucesso é tão grande que já lhe rendeu uma adaptação para o teatro. Desde que tomei conhecimento da obra, tenho uma imensa vontade de conhecer a história da jovem Patrícia, e quando a Petit Editora anunciou que iria lançar uma edição em quadrinhos não hesitei em solicitar o livro. O resultado não poderia der diferente: fiquei encantado com a HQ e terminei a leitura com gosto de quero mais.


“Violetinhas na Janela” é a versão infantil do best seller “Violetas na Janela”, obra ditada pelo espírito Patrícia e psicografada pela sua tia, a médium Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho.

Nessa HQ, vamos conhecer Patricinha, uma garotinha que acabara de desencarnar devido a um aneurisma cerebral. A menina desperta em um hospital de recuperação, localizado na colônia espiritual São Sebastião, e logo é amparada por Mauricio, um amigo desencarnado do seu pai. Após alguns dias de descanso, Patricinha sente-se disposta e decide se adaptar a sua nova condição. Ao conhecer o lugar que agora vai ser seu novo lar, a menina percebe que muitas coisas se parecem com o plano terreno, mas que na colônia São Sebastião tudo é mais bonito e vivo.


Curiosa e cada vez mais habituada, Patricinha vai aumentando seus conhecimentos a respeito do plano espiritual e, como beneficio, ganha a oportunidade de mandar uma mensagem, por meio de sua tia, aos seus entes queridos. Posteriormente, também consegue a dádiva de visitá-los na Terra. 

“Violetinhas na Janela” vai descrever o que acontece com o espírito após seu desencarne e como ele leva a vida no mundo espiritual, tudo com uma linguagem clara, leve e divertida uma vez que se destina ao público infantil. A obra traz uma série de informações sobre os espíritos que mexem com o imaginário das pessoas: como se alimentam, como aprendem a volitar, o que fazem no outro plano – matando tanto a curiosidade dos pequenos quanto a dos adultos.


Como disse anteriormente, ainda não li a obra que serviu de inspiração, mas pelo pouco que sei percebi que algumas partes, que julgo interessantes, não foram colocadas na história em quadrinhos. Por se tratar de uma história reduzida, é totalmente compreensível e não interfere na qualidade da obra.

A edição da HQ é bem colorida e conta com belas ilustrações feitas pelo designer Luis Hu Rivas. Patricinha vive o tempo todo feliz, com um belo sorriso no rosto, e a mistura de cores que foi utilizada transmite toda a alegria da personagem além de prender atenção do leitor.


“Violetinhas na Janela” faz um belo resumo do grande clássico da literatura espírita do qual foi baseado. Além de ser uma boa opção de leitura para crianças que estão iniciando na doutrina espírita, o livro tem tudo para agradar leitores que se interessam por essa temática e acreditam que a vida continua após a morte.

Comentários via Facebook

34 comentários:

  1. Olá! Tudo bem?

    Livro interessante, do tipo que eu gostava quando era criança!!!

    Adorei o post!
    @lendocomdaniel

    ResponderExcluir
  2. O livro parece ser super amorzinho ♥ será que é uma boa leitura para um baby de 3 anos é 8 meses?

    ResponderExcluir
  3. Não sou fã de livros doutrinatorio, seja ele de qualquer religiao... Ainda mais para crianças. É importante deixar a criança conhecer todas as religioes quando ela já tiver aparatos psiquicos para tal, sem acreditar nas fantasias de cada religao.

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Já tinha ouvido falar sobre esse livro e estava com ele anotado, a premissa me interessa muito e adorei a ideia de uma HQ! Parabéns pelo post!

    Um beijo, Carol
    Blog com V

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Nunca li nada na temática espírita, o livro me chamou muita atenção por ser mais infantil/juvenil. Gostaria de saber como esses assuntos são desenvolvidos e a publicação é uma graça por si só, espero ter a oportunidade de lê-lo um dia.
    xoxo <3

    ResponderExcluir
  6. Que incrível! Eu conheço o livro original e me encantei pela história daquele espírito e agora a história em quadrinhos.
    Que posso dizer? Muito fofo! 💜

    ResponderExcluir
  7. Oiii. Livros espíritas não são minha praia. Mas esse pareceu mto bonito em HQ. Já ouvi falar bastante de violetas na janela. Mas nunca quis ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oioi
    Como nunca me interessei muito em livros sobre espiritualidade não conhecia o livro original, mas essa versão infantil parece encantadora demais da conta gente, que fofura.
    Esse ano comecei a pensar mais na parte espiritual da minha vida é vou dar uma procurada para saber mais sobre Violetas na Janela também.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sávio!
    Eu achei bem fofinho o livro.. as ilustrações são *_*
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  10. Não conheço a obra original, mas achei a história interessante e a arte dos desenhos ficou muito linda e colorida!

    ResponderExcluir
  11. Não conheço a obra original, mas a arte desse livro ficou muito linda e colorida!

    ResponderExcluir
  12. Ah gente que amor ♥ ♥
    Realmente Violetas na Janela é um clássico espirita, achei linda a edição em quadrinhos e claro interessante para os pequenos entenderem a morte também

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, mas achei bem bacana essa versão infantil em quadrinhos. Também não conheço muito sobre a doutrina espírita, então seria uma nova experiência de leitura. Obrigada pela indicação!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá tudo bem?
    que graça esse livro, super fofinho, amei.
    Beijos, Blog encrespa.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Ótima dica de leitura! É bem legal esse formato. Achei que você poderia indicar a faixa etária indica para o livro. Você sabe?

    ResponderExcluir
  16. PARA TUDO QUE EU QUERO ESSE LIVROOOO
    Gente do céu amo esse livro, e não sabia que tinha a versão infantil, to pirando por ele, que lindooooo.
    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  17. Own que fofo, gostei das ilustrações. A história parece ser muito linda. Gostei também da sua resenha, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  18. Quando era criança lia muito deste tipo de livros! Muito engraçado :)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  19. Não concordo muito com a doutrina do livro, mas acho q quando mais cedo se discutir religião com as crianças melhor! Hj vc pode discutir sexo, sexualidade, gênero e ninguém fala nada! Então religião tá liberado sim!

    ResponderExcluir
  20. Adoro estes livros, leio e li sempre pras minhas filhas.

    ResponderExcluir
  21. Oii.
    Ainda não li nada do gênero, mas é um assunto que me interessa.
    Achei linda demais essa HQ voltada ao público infantil, o mais importante é que as crianças entendam o que está ali. O que parece ser o caso.
    Adorei a resenha.
    Beijios.

    ResponderExcluir
  22. Esse livro é ótimo para as crianças pois une a leitura com ilustrações e isso é ótimo para a criançada.

    ResponderExcluir
  23. OOOOOI

    quando criança, eu costumava ter acesso a esse tipo de livro e achava maravilhoso.
    Hoje ainda acho interessante que existam livros infantis da temática. Esse parece ser uma fofura!

    beijo
    www.beinghellz.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá! Puxa que legal! Violetinhas na janela é sensacional. Li o original, para adultos. Como espírita que sou, só posso dizer que é ótimo ter essa opção e oferecer aos pequenos, para caso desejem, um início de aprendizado sobre espiritualidade, e não somente do espiritismo. Eu aprovo, desde que com o passar dos anos, se vá mostrando as diferenças entre o que diz embasamentos racionais - que a Doutrina faz questão de ressaltar - da fantasia. Abraço e ótima dica.

    ResponderExcluir
  25. Ai meu Deuuuus! Eu to muito apaixonada pelas ilustrações. Fiquei namorando as fotos que você colocou. Confesso que não conhecia o livro e não costumo ler coisas espíritas. Mas fiquei muito curiosa em conhecer essa HQ.
    Amei, parabéns. Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  26. Oi. Tudo bem?
    É a primeira vez que ouço falar dessa história. Fiquei até admirado quando você colocou no texto que a história é bem famosa. Não conhecia, mas adorei conhecer. Fiquei com muita vontade de conhecer mais a fundo a história e ter o livro em mãos para conferir essas ilustração tão incríveis. Adorei a dica.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  27. Oi Sávio!!
    Que livro lindo. Eu não costumo ler livros espíritas, mas achei esse bem interessante. Vou dar uma oportunidade!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  28. Adoro esse livro e achei genial a ideia de fazer ele pra crianças. É um livro lindo, que fala do espiritismo.

    Bjos

    ResponderExcluir
  29. Oi Sávio, tudo bem? Que indicação mais interessante. Apesar de ser um clássico confesso que não conhecia. Aliás nunca li nenhuma obra espírita. Gostei do enredo e de como a autora segue com a história. Muito criativa a ideia de fazer uma versão para crianças. Gostei muito da resenha. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  30. Acho que temos que ter bastante cuidado com os livros que vamos ler para as crianças, elas podem entender de um jeito equivocado.
    Então, uma leitura sobre religião, é importante porque, além de lermos o livrinho, é bom explicar de uma forma que ela vá entender, assim não terá problemas futuros quanto ao assunto.


    Cupcakeland

    ResponderExcluir
  31. Também não conheço a obra que serviu de inspiração, mas já gostei da proposta mesmo sabendo tão pouco, aprecio o espiritismo e já li alguns livros que muito me ensinaram sobre o amor, espero poder ler esse também.

    ResponderExcluir
  32. Olá! Que interessante esse livro e a forma mais leve como o assunto é abordado. Uma maneira de falar para criança sobre um tema tão delicado. Eu já conheço o livro que foi inspirado esse. Vale a pena a indicação, bjo

    ResponderExcluir
  33. Eu li o livro que originou esse e a história é linda, quem segue a doutrina espírita conhece a obra.

    ResponderExcluir
  34. Muito fofo este livro!
    Li o original e adorei. Quero ler este também :)
    Seu post ficou ótimo
    Bjs

    ResponderExcluir

Publicidade

© Tudo Online – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in