Destaques

28 de maio de 2018

Bate-papo | Márcio Sidney, autor da série "Mistério de Elêusis"


Jovem escritor Ilheense, Márcio Sidney é empresário, evangélico e graduando em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Apaixonado por seriados, mangás, filmes e livros de suspense criminal, escreve pelo puro prazer de desafiar as melhores tramas com que já se deparou, e tem por alvo superar histórias como as de Prison Break (seriado) e Death Note (mangá), ansiando perambular por dimensões ocupadas por personagens como Michael Scofild, "L" e o impressionante Sherlock Holmes. Quer saber mais sobre o Márcio Sidney? Confira o bate-papo a seguir.

Sávio França: Primeiramente, gostaria de agradecer você por ter aceitado conceder esta entrevista ao Tudo Online. Como é de praxe, você poderia apresentar-se aos leitores do blog?

Márcio Sidney: Acima de tudo, eu que sou grato ao Tudo Online por essa oportunidade e a todos os seus leitores que se dispuserem a me conhecer. Eu sou um pensador (verdade, penso até demais rs), um eterno estudante de teologia, filosofia e agora contabilidade; e nos meus momentos de fraquezas, leio ou assisto qualquer coisa que envolva desafios ou mistérios.

Sávio França: Como você começou a se aventurar pelo mundo dos livros e qual foi o momento que você percebeu que era a hora de escrever um?

Márcio Sidney: Percebi que, se eu quisesse ser inteligente, o melhor caminho seria através da leitura. Então comecei a pegar pequenos livros pra ler. Eu viajava. Trocava de mundo enquanto lia. Viciei-me nessa sensação. E talvez devido os meus primeiros livros terem sido de mistério e investigação, me apaixonei cada vez mais por esse gênero. Até o dia em que eu mesmo quis criar um banquete similar ao que eu tanto consumia.

Sávio França: Você teve apoio de sua família? Como seus familiares reagiram desde o momento que seu livro era apenas uma ideia ao momento que ele passou a ser uma realização, um exemplar físico? 

Márcio Sidney: Tanto meu pai como minha mãe se orgulharam bastante do que eu estava fazendo. E hoje, se alegram de poder ter meu livro em mãos, tanto que sempre estão divulgando-o ou dando-os a alguém rsrs.

Sávio França: "Mistério de Elêusis: o mestre do crime" é um livro bastante complexo, e o enredo da obra é bastante inteligente. Como surgiu a ideia de escrever sobre crimes pré-avisados?

Márcio Sidney: Complexo demais, desculpe, exagerei rsrs Quanto ao enredo, tinha de ser esse, não achei nada tão ousado como “crimes pré-avisados”; então resolvi elaborar algo do tipo a partir de um sonho confuso, no qual eu estava cometendo um crime e quase sendo pego rs.

Sávio França: O livro também apresenta várias charadas que desafiam até mesmo o leitor. O fato de você estudar Filosofia teve alguma influência nisso? 

Márcio Sidney: Não, não é porque estudo Filosofia, mas sim porque penso assim. E nem vou explicar como penso, já que essa é a pior charada de todas rsrs.

Sávio França: Durante a leitura de seu livro, percebi uma certa semelhança com o filme Truque de Mestre. Você já assistiu aos filmes? Notou alguma semelhança? 

Márcio Sidney: Obrigado. Amei o filme truque de mestre 1, e fico feliz que muitos façam essa observação. As principais semelhanças que noto é quanto ambas as historias terem propostas muito ousadas e os crimes serem bem planejado.


Sávio França: Quando leio um livro, me pergunto de onde o autor tirou as características e as qualidades das personagens. Em sua obra, os personagens são baseados em pessoas reais ou elas possuem atributos que você mesmo criou?

Márcio Sidney: Eu idealizei meus personagens, não em pessoas reais, mas em aproximações e variações temperamentais de outros personagens que gosto muito, tipo: Sherlock Holmes, L, Michael Scofield, Maquiavel. 

Sávio França: Pelo que percebi, seu primeiro livro terá uma continuação. Como anda a preparação para esse segundo volume? O que você pode nos adiantar? 

Márcio Sidney: Verdade, eu elaborei essa mirabolante primeira parte apenas para esconder algo assustador. Dica: Elêusis é o nome de um dos museus, os mistérios estão todos lá, porém poucos vão desconfiar disso. E é simples, as mortes é o grande Enigma. Mas qual é o proposito delas ou a relação delas com os roubos? É isso que assusta, e só deve ser revelado no livro seguinte, mesmo que a resposta esteja diante do leitor em boa parte do primeiro livro.

Sávio França: Você já pensou em se aventurar em outros gêneros? Pensa em escrever outros livros?

Márcio Sidney: Já escrevi um livro de teologia, apesar de não o ter publicado. E para complicar, tenho em mente historias de fantasia e terror, mas por enquanto sou egoísta e as guardo só para mim rsrs.

Sávio França: Como foi o feedback dos leitores em relação ao seu primeiro livro? Já recebeu críticas de alguém que não curtiu seu trabalho?

Márcio Sidney: Querem que vire filme rsrs Pois a história é realmente boa e intrigante. Mas nem todos acharam que a desenvolvi da melhor forma, são opiniões e eu as respeito. A esses eu diria: “Acredite, fiz o meu melhor, dei o meu máximo”. 

Sávio França: Você acompanha o atual mercado literário brasileiro? Qual sua opinião a respeito dos livros publicados por youtubers?

Márcio Sidney: Publique um livro e faça sucesso, ou faça sucesso e publique um livro. O que há de errado nisso, ou seja, em publicar um livro? Não vejo mal, mas é uma pena que as editoras prefiram o que vende ao invés da qualidade. 

Sávio França: Quais as suas principais influências?

Márcio Sidney: Contos como os de Sherlock Holmes, filmes como Onze Homens e um Segredo, mangares como Death Note e seriados como Prison break.

Sávio França: E suas preferências de leituras?

Márcio Sidney: Admito ter uma queda pelas obras de Arthur Conan Doyle, gostar de suspense policial, mas o que mais leio é filosófico ou teológico kkk.

Sávio França: Na sua opinião, é possível viver de livros no Brasil? E você sente que existe um preconceito em relação aos autores nacionais? 

Márcio Sidney: Primeiro, tudo é possível. Admito que seja difícil, quase um milagre; mas não podemos perder a fé. E se há preconceito ou não, ignoro, prefiro acreditar que onde há bons escritores haverá bons leitores. 

Perguntas Rápidas

Uma música: Ai já era, Jorge e Mateus
Um sonho: Conquistar tudo nos próximos 5 anos
Um medo: Ter medo
Um livro: A Bíblia
Uma referência: Deus
Uma comida: Acarajé
Um passatempo: Estudar
Mistério de Elêusis: Estratégias


Sobre "Mistério de Elêusis - O Mestre do Crime"


Europa. 2035-2039. Um novo grupo de ladrões ousa avisar previamente o horário e o dia em que irá agir. E nada ou ninguém que tenha uma segurança digna de elogios escapa.
Mas por que informar antes? Qual motivação para enfrentar os melhores esquemas de seguranças para furtar apenas o item posto como alvo, ao invés de efetuar um grande roubo? E por que nem com esses avisos ninguém é capaz de detê-los?
Existe apenas uma maneira de responder a essas questões: capturando-os! para isso, irá surgir um grupo de especialistas dispostos a pôr fim aos crimes. Será isso o suficiente? Nada é o que parece, e a verdade revelada ofusca um mistério ainda maior.

Comentários via Facebook

36 comentários:

  1. Sim é possível viver de livro no Brasil.Preconceito? Claro que existe!Mas não me importo ...Somos Brasileiros e não desistimos nunca.

    ResponderExcluir
  2. Olá não conhecia a obra, mais adorei o livro, acredito que a visão do autor sobre as editora é a mais pura verdade dão mais valor ao que vende do que na qualidade, adorei o post, ate breve!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Sávio.
    Muito interessante a sua entrevista.
    O livro não faz muito o meu gênero, mas é sempre muito legal saber mais sobre os escritores brasileiros.
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  4. Oi Sávio, adorei a entrevista, a gente vê um outro lado do escritor. Eu não conhecia ele, mas adorei conhecer e... "Um medo: Ter medo"... Me define.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu não conhecia o autor nem a sua obra, mas achei bem bacana poder conhecer novos autores nacionais. Achei bem legal também ele ter tido o apoio da família no início da carreira como autor e hoje deve ser mesmo muito orgulho ter o livro em mãos.

    ResponderExcluir
  6. Ainda não conhecia esse livro, muito menos o autor! Mas pela sinopse e pela entrevista que ele deu, vi que o cara deve ter se garantido ao fazer esse livro. Quero muito ler!

    ResponderExcluir
  7. Muito legal! Adoro essas entrevistas, faz com que a gente se sinta mais perto do autor. Não o conheço, mas deu pra notar a sua simpatia e paixão pelos livros enquanto respondia as suas perguntas. E sobre a obra, me interessei bastante pela leitura. <3


    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Nossa a sinopse me lembrou realmente Truque de Mestre, e por isso adorei hehehe Não conhecia o autor, nem sua obra mas fiquei mega curiosa. A entrevista está maravilhosa!
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Gostei do bate-papo. Amo ler e ter novas possibilidades é sempre interessante, digo por não ser o estilo de livro que eu costumo ler

    ResponderExcluir
  10. Bem, primeiramente, parabéns pela entrevista. Foram perguntas bem interessantes e relevantes. Confesso que achei o autor um pouco "prepotente" em suas resposta, especialmente em sua pretensão de superar obras antigas e mundialmente famosas, mas sonhar grande é uma vantagem, não desvantagem, claro. Enfim, não conheço a obra e não sei se sou o público alvo, mas ficou ótima!
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Que bacana essa entrevista, adorei conhecer um pouco mais de um dos nossos talentosos escritores. Gosto muito de livros que nos instiguem e desafiem nossa inteligência.

    ResponderExcluir
  12. Oiii tudo bem???

    Não conhecia o autor, nem o livro, apesar de acreditar que já vi essa capa em algum lugar.
    Achei bem interessante a premissa do livro, e adoro entrevistas pq conhecemos um pouco mais do que está alem da escrita.
    Adorei.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  13. Olá! Gosto muito de ler entrevista e conhecer os autores dos livros que são lançados aqui no país.. Confesso que não conhecia este livro mas fiquei bem interessada no enredo, parece ser maravilhosamente bem elaborado, logo vou procurar mais sobre! Parabéns pela entrevista e sucesso ao autor!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  14. Que entrevista mais amorzinho ahhah, achei bacana ele trabalhar na trama a partir de um sonho, soube como ninguém aproveitar o que a vida lhe deu como oportunidade hahaha. Procurei algumas resenhas sobre a obra do autor e só vi comentários positivos a respeito.

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia o autor, mas me identifiquei muito com ele e fico feliz que tenha criado um banquete para que nós possamos consumir. Gostei da proposta do livro, ainda mais sabendo que tem várias charadas, adoro. Espero poder ler e entender porque os leitores querem um filme da obra, estou curiosa.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá! Tudo bem?

    Já comentaram comigo sobre algum livro dele. Gostei bastante das respostas que ele deu.
    Mistério de Elêusis parece ser incrível! Já quero ler!

    Adorei a entrevista!

    ResponderExcluir
  17. Gosto muito de conhecer novos autores, principalmente se for brasileiro, gosto de livros desse estilo desejo ao autor muito sucesso.

    ResponderExcluir
  18. Foi muito legal conhecer o autor e seu livro por meio dessa entrevista, ficou super interessante. Amo livros que colocam o leitor para pensar o que parece ser o caso dessa história assim como gosto também de tramas policiais. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia o autor, e foi um prazer poder conhecê-lo. Quando tiver oportunidade vou conhecer o trabalho dele.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Que bate pato mais gostoso! Eu ainda não conhecia esse autor, mas fiquei muito contente por conhecê-lo melhor e, principalmente, por saber que ele teve apoio dos pais, acho isso tão importante na vida de um autor.
    A simpatia do Sidney me deixou curiosa para ler seu livro.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  21. Recebi um e-mail do autor a pouco, mas confesso que o enredo do livro não me fisgou. Mas desejo sucesso a ele e ótimas leituras a quem desejar conferir.
    Muito legal sua entrevista porque ela nos dá uma noção do que esperar do autor e do trabalho dele.
    Enfim parabéns pela divulgação do autor nacional.

    ResponderExcluir
  22. Oii! Nossa, que entrevista interessante! Eu não conhecia esse autor, mas fiquei curiosa para conferir a sua obra, principalmente por conter crimes e mistério. Dica anotada, com certeza. Bjss!

    ResponderExcluir
  23. Não conhecia o autor, mas o perfil de escrita dele não é o que costumo fazer, acho que deve ser muito bom, para quem gosta do gênero

    ResponderExcluir
  24. Não conhecia o autor nem o livro, mas fiquei com vontade de ler a obra. Achei a proposta dele bem ousada e espero que não me decepcione, porque ele faz questão de deixar nossas expectativas nas alturas.

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bem?

    Eu não conhecia o autor, achei bem interessante a entrevista e bem legal essa sua iniciativa, assim podemos conhecer um pouco mais dos autores nacionais!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  26. Já me identifiquei com ele logo no começo, também amo tramas de suspense criminal. É algo que nos prende do começo ao fim! Agora querer superar Sherlock Holmes?? hmmmmm....sei não se é possível rs
    Só não entendi a parte que ele assiste nos momentos de "fraqueza"....

    Grande beijo,

    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  27. Adoro esta oportunidade de conhecer novos autores, o livro dele me deixou bem intrigada. Curiosas as escolhas de carreira também de filosofia exatas.
    Vou anotar e tentar encaixar na list de leituras.
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Olá, tudo bem?

    Não conhecia o autor e adorei conhecer através desse bate-papo! O livro parece interessante, mas infelizmente não é do meu gosto literário, mas vou mostrar para o meu namorado, com certeza ele vai curtir conhecer e devorar!

    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Olá Sávio, tudo bem? Eu não conhecia o autor e fiquei muito interessada na entrevista, principalmente nas perguntas se você elaborou, parabéns! É impossível viver no Brasil e não ter sofrido preconceito de nenhuma parte, como autor ainda é mais complicado e fico feliz dele ter um objetivo muito forte e saber o que deseja.
    Só tenho a desejar muito sucesso para ele nessa carreira, amo livros policiais e que tenham um pouco de mistério no seu desenvolvimento.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  30. Oie
    sempre bom saber mais do autor e sua inspirações para a escrita, quem sabe não funciona algumas dicas haha não é meu tipo de leitura mas desejo muito sucesso na carreira dele como autor

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Olá!
    Não conhecia o autor e nem sua obra, mas gosto bastante de entrevistas, pois assim podemos saber um pouquinho sobre os nossos talentos nacionais. Desejo muito sucesso ao blog e ao autor.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  32. Oiii, não conhecia o autor ou o livro, mas ler a entrevista me deu essa oportunidade!!! Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  33. Oiee ^^
    Tão incrível o que os sonhos podem fazer, né? Eu ainda não conhecia o autor e nem o livro, mas fiquei curiosa ao saber que foi inspirado num sonho. Assisti "Truque de mestre" e gostei bastante, e agora quero ver o segundo agora. Gente, eu tô boba com a sinopse desse livro! Que DAORA! Necessito!
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  34. Olá!!!
    Adorei conhecer o autor e sua obra pela entrevista, é sempre bom ler entrevistas e descobrir novas pérolas no mundo da literatura!!

    ResponderExcluir
  35. Uau! O blog está de parabéns! Amo essas entrevistas.
    Gostei demais de conhecer o autor, um pouco mais da obra. A capa ficou show!!
    Ainda não li, mas já fiquei curiosa!

    Abs

    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderExcluir
  36. Olá!
    Adorei conferir essa entrevista. O autor parece ser bem simpático e sua visão referente o meio literário, é a mais pura verdade da realidade do momento. Adorei a inspiração do autor para a obra. Fiquei bem curiosa. Bjim
    Tammy

    ResponderExcluir

Publicidade

© Tudo Online – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in