Destaques

25 de dezembro de 2015

Resenha | Sem Filtro na Veia - Ludmila Clio e Natássya Carvalho

Oi, pessoal.
Primeiramente, queria desejar um feliz natal para todos vocês que acompanham o blog. Desejo tudo de bom para vocês.

Em segundo, queria agradecer a Ludmila Clio por ter me presenteado com um lindo livro que foi Sem Filtro na Veia. Desejo tudo de bom para a autora e que, em 2016, ela tenha muito sucesso com seu novo lançamento. E como ainda estamos em clima natalino, hoje vamos de poesia, que combina muito bem com esta data tão especial :)


Título: Sem Filtro na Veia
Autor: Ludmila Clio e Natássya Carvalho
Editora: Scortecci
Ano: 2012
Páginas: 144
*Livro cedido em parceria com a autora

Sinopse: A definição de 'Sem Filtro na Veia' confunde-se entre ser um livro de poesias com fotografias ou em ser um álbum de fotografias com poesias. É a fusão das paixões de suas autoras - Ludmila Clio com a poesia e Natássya Carvalho com a fotografia. 'Sem Filtro na Veia' é a seleção de textos que buscam ser leves e densos, que procuram revelar a intensidade feminina ao sentir todos os sentimentos humanos, ilustrada em fotografias exclusivas.

Logo no início do livro, somos apresentados a um lindo prefácio escrito, nada mais nada menos, por Ignácio de Loyola Brandão. O romancista traduz, neste prefácio, todos os sentimentos que vamos sentir durante a leitura de "Sem Filtro na Veia".
Em Ludmila vamos e voltamos ao sabor das palavras e sentimentos, em quedas bruscas ou elevadas às alturas. Há o vazio, o sublime, curvas e mais curvas, montanhas e precipícios. Quando lemos estes textos descobrimos que estamos neles, somos nós, ainda que muitas vezes nos ocultemos. Mas a ela nos entregamos. O importante na leitura é entregar-se, assim como nos entregamos às pessoas. Deixe-se domar por ela, ser dominado. Sem esta entrega, não leia este livro.
Durante a leitura, o livro me acompanhou em todos os lugares que eu ia. Sempre que possível, pegava "Sem Filtro na Veia" e me deliciava com as palavras, que me passaram os mais variados tipos de sentimentos, escritas por Ludmila Clio. Além disso, me identifiquei em vários momentos com as poesias da autora - o que me fez ficar apaixonado pelo livro. Como o próprio Loyola disse, estamos ali e Ludmila conseguiu descrever muito bem sentimentos humanos que, muitas vezes, não conseguimos explicar, não conseguimos por pra fora.


Somos agraciados, a cada página, com a linda mistura de duas artes que amo: poesia e com uma fotografia exclusiva da Natássya Carvalho para cada poesia. Fotografias que ilustram muito bem cada poesia escrita pela autora. E nessas poesias é muito recorrente temas como a melancolia, o amor e até mesmo críticas sociais, com o poema intitulado com "Maria da Penha", destinado às vítimas da violência doméstica. Além disso, percebemos as várias facetas de Ludmila Clio: Ludmila adolescente, mulher, mãe e uma Ludmila engajada contra os problemas sociais.

Sem Filtro na Veia foi o primeiro livro de poesias que li e acredito que comecei com o pé direito. Ludmila possui um escrita fabulosa e, na minha opinião, a autora desponta como uma revelação no quesito poesia no Brasil - não foi à toa que ela foi vencedora de um concurso nacional de poesia, desbancando vários concorrentes. 


Para os que não curtem poesia, eu peço que deem uma chance para o livro, pois ele é de muita qualidade. Sei que muitos não curtem poesias, muitos não leem hoje em dia, mas a leitura de "Sem Filtro na Veia" vale muito a pena. Eu mesmo, felizmente, me surpreendi com o livro. 

A Ludmila possui o blog Copo de Letras e sua página no facebook onde ela atualiza, frequentemente, colocando poemas, textos e fotos de sua própria autoria. Além disso, ela está com um projeto novo para 2016, o lançamento de seu próximo livro, Febríssima, que será lançado pela Chiado Editora.

Até o próximo post, combinado? 

Comentários via Facebook

42 comentários:

  1. Não é muito meu estilo porém a resenha está muito boa ♥
    http://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Sávio, tudo bem?
    Nossa, eu não tinha tanta vontade de ler esse livro, mas mudei de opinião, quero ele demais!
    Adorei a sua resenha, deve ser muito bom se sentir dentro do livro, adoro quando isso acontece comigo!
    Beijão,

    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sávio!
    Depois se uma decepção que tive, passei a não gostar muito de poesia, mas vou tentar seguir o seu conselho e dar uma chance ao livro.
    Beijokas!
    http://viciadaporlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça isso, Kênya. Você vai amar "Sem Filtro na Veia".
      Beijos!

      Excluir
  4. Que livro lindo!
    Adorei a proposta da autora, como escritora e fotógrafa, me interessou muito! Vou procurá-lo!

    Bjs
    www.livialedier.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A proposta é bem interessante e deu muito certo no livro, Livia. Tente conhecer a obra que você não vai se arrepender.
      Abraço!

      Excluir
  5. Oi, Sávio! Tudo bem? Adorei a resenha! O livro parece ser bem legal e seus comentários foram super positivos, então é provável que futuramente eu o leia! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Tony. Desejo uma boa leitura para você.
      Abraço!

      Excluir
  6. Oi! Eu também estou fechando parceria com a Ludmila, ela é uma fofa! E o livro dela parece ser ótimo, não vejo a hora de ler!

    Beijos,
    Natália
    www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é uma simpatia mesmo, Natália.
      Depois quero saber o que você achou do livro.
      Beijos!

      Excluir
  7. Que incrível! Eu, normalmente, não leio poesia. Mas, depois que fui à uma peça de teatro sobre Fernando Pessoa eu comecei a gostar, e gostar muito.

    Abraço,
    literarizei.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Milena.
      Gosto muito de poesias e adorei o livro da Ludmila. Já que você curte, então recomendo "Sem Filtro na Veia".
      Abraço!

      Excluir
  8. Oii Sávio, tudo bom?
    Nunca li um livro de poesias e mesmo que ao ler sua sinopse e tendo achado tudo bastante interessante não me vejo lendo a história num futuro, mas nunca se sabe, né?
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sávio, tudo bem?

    Eu gosto de poesias, mas não gosto de livros de poesias, faz sentido? Pegar um livro de poesia e ler não funciona para mim. Eu gosto de ler poesias avulsas, que combinem com o momento pelo qual estou passando.
    Muito legal a iniciativa de escrever um poema que fale sobre a violência contra a mulher.
    Sua resenha ficou muito boa, parabéns! :)

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  10. Sávio!! Que resenha maravilhosa!! Você conseguiu escrever coisas diferentes sobre um velho assunto, já que o Sem Filtro na Veia é de 2012. Fiquei realmente encantada pelas tuas palavras, obrigada!!
    2016 será o ano do Febríssima, um livro mais maduro, eu julgo. Mas esperarei pelas impressões dos leitores...
    Nada me faz mais feliz que ser compreendida, que alcançar as almas com as minhas entrelinhas, então, só tenho a te agradecer, sempre!!
    Beijo grande, um 2016 vibrante para todos nós e, precisando, você sabe, estou aqui!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós que agradecemos, Ludmila. Seu livro é excelente.
      Abraço!

      Excluir
  11. Oi, Sávio!
    Sua resenha está ótima, mas não sou muito fã de poesias. Mas, acho que leria por conta das fotografias.
    Quando A Playlist de Hayden, o livro começa muito bom, mas no meio a autora vai se perdendo entre o luto de Sam e a tal famosa festa que ninguém sabe o que aconteceu. Ficou meio maçante, sabe?
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  12. Como adoro poesias, sua resenha me ganhou. Quero muito conferir a obra, parece ser um livro incrível. Sem dúvidas está entre as minhas futuras leituras.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de dezembro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que você gostou :)
      Espero que goste do livro.
      Abraço!

      Excluir
  13. Oi Sávio!
    Dificilmente eu leio poesias. Mas após tantos elogios, fico até curiosa para ler. Acho que vou dar uma chance, hein? Vou lá na página do facebook ver mais ;)
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Essa resenha está ótima, o livro em si já chamou minha atenção só pela capa - bem polemica ! mas essa é a intenção certo.
    beijão.
    seteprimavera.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Sávio, não conhecia esse livro.
    Na verdade acho que nunca li um livro de poesias :O
    Esse livro me deixou interessada *.*
    Muito bom seu post!!

    Beijo grande ;)
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  16. Oi Sávio, tudo bom?
    Não conhecia a autora e tampouco seu trabalho, mas achei ótimo conhecê-los através de uma experiência tão positiva quanto a sua.
    Não tenho hábito de ler poesias, confesso, mas já me deparei com algumas que me fizeram chorar... Quando vi a capa da obra, achei que fosse algo sobre câncer de mama, biografia de alguém que lutou contra a doença, algo assim... Mas o conteúdo acabou me surpreendendo e achei intrigante ;)

    Beijocas ♥
    Thati Machado;
    htpp://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bom? Não conhecia o livro, não sou muito fã de poesias acho que por agora não leria esse livro, quem sabe mais pra frente ^^
    Adorei a resenha *_*
    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Sávio,

    Adorei sua resenha, mas não sou muito fã de poesia. Acho que não leria!
    Beijos e boas festas,
    Cintia

    http://www.devaneiosdeumacindy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá, Sávio.
    Adoro poesias, mas nunca tinha conhecido um livro que combinasse isso com fotografia <3 Sucesso à autora!

    - Entretanto -

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso que é o legal do livro, Jul. Gostei muito dessa mistura.
      Abraço!

      Excluir
  20. Olá,
    Não conhecia esse livro e, quando se trata de poesia leio obras bem específicas. Mas enfim, não descartaria a leitura desse livro.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Olá, já li muito desse livro em outros blogs e achei ele bem interessante, mas curto mais leitura corrida ou algumas crônicas as vezes. Mas deve ser um bom livro, quem sabe se surgir a oportunidade eu o leia.
    Beijos
    neversaynever-believe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Publicidade

© Tudo Online – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in