Destaques

3 de janeiro de 2016

Resenha Premiada | A caixa de Natasha e outras histórias de horror - Melvin Menoviks


Autor: Melvin Menoviks
Editora: Novo Século
Selo: Novos Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 376
Ano: 2015
*Livro cedido em parceria com o autor

Sinopse: A Caixa de Natasha e outras histórias de horror é o primeiro livro de Melvin Menoviks. O livro reúne vários contos misteriosos e assustadores que, jogando com possibilidades e perspectivas, retratam personagens atormentados, cativantes, enigmáticos e instigantes em situações extremas de medo, paranoia, desespero e devaneios. Os ambientes são sombrios, nebulosos, obscuros e evocam aquelas imagens de pesadelos e delírios que apenas os deliciosos assombros da verdadeira literatura de horror podem proporcionar.
As histórias possuem finais surpreendentes e macabros que são o ápice de narrativas com tensões crescentes e situações medonhas.

A caixa de Natasha e outras histórias de horror é um livro que reúne, ao todo, 21 estórias , divididas em 17 contos, 3 poemas e uma narrativa longa. Como são estórias independentes, não havendo ligação entre si, irei discorrer um pouco sobre dois contos que me causaram terríveis sensações durante a leitura. Além desses, falarei um pouco sobre a "A caixa de Natasha" que leva o título do livro. 
"Com finais surpreendentes, os contos relatam situações intensas, singulares, oníricas, quando não macabras ou arrebatadoras. Os ambientes são sombrios, nebulosos, obscuros e evocam aquelas imagens de pesadelos e delírios que apenas os deliciosos assombros da literatura de horror podem proporcionar."
Devo confessar, antes de falar dos contos, que coisas estranhas aconteceram durante a leitura deste livro. Barulhos estranhos, objetos caindo pela casa (é você, Satanás Natasha?). Só isso mesmo que eu queria dizer.

No conto "A experiência de William", conhecemos um garoto de 10 anos chamado William aspirante a cientista. O menino era tão obcecado pela Ciência que fazia várias experiências macabras em uma velho barracão da família. Por falta de dinheiro, o pai de William resolve alugar o espaço, e o menino se vê obrigado a agilizar sua experiência que promete revolucionar a história da Ciência: unir duas mentes para controlar um só corpo. Faltando um mês até a última visita do novo proprietário, William, a fim de provar ao mundo, aos colegas da escola que zombavam de sua cara e a Mariana - seu amor platônico da escola - que consegue realizar algo grandioso, resolve começar a pôr em prática seu grande experimento. Para isso, resolve juntar o cérebro de dois gatos criando, assim, um corpo governado por duas mentes. Em meio a serrote, linhas e seringas, o resultado desta experiência e sua consequência me deixaram de cabelo em pé no final do conto. 


Já em "Nós comemos corações de crianças", conhecemos um casal de adolescentes que, entediados e cansados da mesma rotina de andar chapados de carro em alta velocidade e assustar crianças à noite, resolvem comer o coração de três crianças por "curiosidade". 
"Como ia dizendo, foi naquela noite que fizemos aquilo. Naquela mesma noite. Já havíamos feito coisas piores, mas aquilo, de alguma forma, era mais... estranho, por assim dizer."
Nesses dois contos, e em outros também, é impossível não destacar o requinte de crueldade usado pelos protagonistas em determinadas ações. De modo geral, os contos apresentam personagens perversos, insanos, com mentes doentias. Além de estórias para todos os gostos: demônios, espíritos e criaturas macabras criadas pelo próprio autor. Em vários momentos, achei que estava lendo algum conto de Edgar Allan Poe, pois a escrita do Melvin é bem semelhante a do escritor. 

Até então, o livro poderia ser chamado facilmente de "Memórias e outras histórias de horror", pois, apesar de eu não ter falado sobre o conto "Memórias", ele foi um dos que mais gostei. Até que surge "A caixa de Natasha", que me ganha completamente e finaliza o livro com chave de ouro. 


Nesta história, a mais longa do livro, conhecemos a jovem Natasha que acabara de ser internada em um hospício por ser usuária de drogas e ouvir vozes. Durante sua estadia no manicômio, em meio aos pacientes sem sanidade mental, Natasha começa a ouvir, durante a noite, vozes e a ver uma garotinha de vestido vermelho, além de uma criatura negra que também aparece em seu quarto. Depois de várias noites mal dormidas, e com pesadelos reais que assustavam médicos, enfermeiros e outros pacientes, a garota, no decorrer da estória, vai descobrindo segredos escondidos por trás das paredes daquele lugar e o final é surpreendente. 

Confesso que fiquei cativado pela Natasha. A meu ver, ela era apenas uma garota que tinha problema com drogas e um dom especial, uma sensibilidade para ouvir outros seres. Por esse motivo, fiquei bem triste pelo fim que esta narrativa tomou. Outro ponto a destacar, é que o livro apresenta um excesso de detalhes, descritos minuciosamente pelo autor. Particularmente, gosto de livros com diálogos, acho que a leitura se torna mais rápida. Por isso, demorei um pouco para me acostumar com livro. Mas teve estórias que eram tão bem criadas e desenvolvidas, que até esqueci deste detalhe. Fora isso, recomendo este livro para quem gosta do gênero, pois sua qualidade é muito boa. A obra se tornou umas das minhas favoritas de 2015.

Então, gostou do livro e quer ganhar um exemplar autografado pelo autor? Participe do sorteio promovido em parceria com o autor Melvin Menoviks. Segue o regulamento do sorteio:

Regulamento:
  • O sorteio é de UM exemplar do livro "A caixa de Natasha e outras histórias de horror"; 
  • O período de inscrição será do dia 03/01/2016 ao dia 03/02/2016; 
  • O participante deverá ter endereço de entrega em território nacional; 
  • O resultado da promoção será divulgado em até 10 dias após o seu término; 
  • Entrarei em contato com o vencedor por e-mail e ele terá até 48h para enviar seus dados. Caso contrário, será feito um novo sorteio; 
  • O participante deverá, obrigatoriamente, curti a página do autor no Facebook, seguir o blog Tudo Online via GFC e deixar um comentário válido na resenha; 
  • O autor terá até 45 dias para enviar o livro e não é responsável por danos ou extravios durante o transporte/entrega. 
  • Perfis fakes ou promocionais serão desclassificados.

a Rafflecopter giveaway
Bom, pessoal, espero que tenham gostado da resenha. Aos que irão participar do sorteio, desejo boa sorte à todos. Tenho certeza que o ganhador vai adorar esse livro. 
Até o próximo post, combinado? 

Comentários via Facebook

44 comentários:

  1. Oi, Sávio.
    Não conhecia "A caixa de Natasha e outras histórias de horror", mas gostei bastante do enredo do livro. Parece ser muito bom.

    Participando!
    canandahalf@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da sua resenha bem explicada, e rica em detalhes, mas confesso que esse tipo de leitura não me agrada, sou medrosa demais ahhaha.
    Beijo e boa sorte aos participantes.

    www.tecontopoesia.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Sávio!
    Não conhecia o livro e talvez não faça muito meu gênero de leitura.
    Mas sempre é bom ler coisas novas né? Obrigada pela chance de ganhar o livro, adoro sorteios!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu morro de medo de livros e filmes de terror. Hahaha Mas eu gostei muito da sua resenha!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Sávio

    Tudo bem?

    Caramba! Estou chocada! Você mencionou apenas os dois primeiros contos e eu realmente fiquei impressionada, hoje confesso que difícil encontrar livros de terror que mechem com o psicologismo da gente! Acredito que este provavelmente esta na lista HAHAHAHA mesmo impressionada com uma leitura assim, confesso que me bate uma curiosidade enorme de conversa com autor, já tive essa experiência e simplesmente fascinante, gostei da premissa e espero ler um dia!
    Beijinhos
    Adorei a resenha a foto e meio perturbadora HAHAHAHA.
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorooo livros com esses temas macabros! Vou participar com certeza. Valeu a divulgação!

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  7. Amo livros de terror, irei participar sim <3

    http://comum-dois.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Sávio,
    HAHAHA se assistindo filme começa uns barulhos eu já fico em alerta, imagina lendo!

    Adorei a ideia dos contos e a capa é bacana.
    Gosto do estilo, então já entrou na lista.

    Vou tentar participar da promo.

    Tenha um lindo 2016 \o
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  9. Oi, oi!

    Eu sou aquela pessoa romântica que só lê romances, mas, decidi que irei mudar este ano e acompanhar um pouco de tudo. Será se eu consigo?

    Gente, é bem a minha cara ler um livro desses e ficar vendo coisas à noite ou barulho de gatos gritando. Hahaha. Tô até me vendo cagando de medo. :D

    Vou participar do sorteio porque achei o livro bem interessante.

    Bjs!

    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sávio! Tudo bem? Eu gosto muito da premissa desse livro e adorei sua resenha, mas cadê coragem para lê-lo? rsrsrs Mas enfim, fico feliz que você tenha curtido o livro! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Livros de terror, com personagens insanos e cenas macabras é comigo mesmo. Melhor ainda: é de contos. Adoro livros de terror assim, pois podemos ter várias nuances do terror.

    Vou participar do sorteio!

    Nome no formulário: Marcos de Sousa
    Facebook: Marcos de Sousa
    GFC: Desbravadores de Livros
    desbravadoresdelivros@gmail.com

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  12. Nossa, fiquei morrendo de vontade de ler esses contos!
    Adoro histórias de terror/suspense, e estou em dívida com autores nacionais... posso unir as duas coisas lendo esse livro!
    Beijos!
    Fê Cardoso
    www.baseadoemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Adoro livros de terror, e to com vontade de conhecer mais livros brasileiros e pela sua resenha parece ser ótimo.

    Achei lindo seu blog e já to seguindo!
    Virando Amor

    ResponderExcluir
  14. O conto do William me lembrou um pouco a história de Frankstein haha essa capa é deslumbrante, e pela sua resenha os contos não ficam atrás! Adorei :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Só por hoje e para sempre", vem conferir!

    ResponderExcluir
  15. Eu também sou parceiro deste autor, mas ainda não li o livro. Estou ainda mais curioso, e assustado, após sua resenha ueheuheuehe

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  16. Olá, Sávio.
    Fiquei muito interessada no livro, mas fiquei com nojo também quando você falou sobre o conto "Nós comemos corações de crianças" e ainda mais que você disse que o autor descreve em detalhes os contos hehe. Mas me interessei, adoro bons histórias de terror e já fiquei interessada em saber o que aconteceu na experiencia do Willian.
    Vou participar.
    silcrepaldi1981@hotmail.com

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  17. Não gosto dessas histórias de terror, me deu medo só de olhar as fotos kkkk :P

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá Sávio;
    Fiquei louca para ler o livro, eu amo este estilo literário.
    Sou muito fã de Edgar Allan Poe, mas não conhece quase nada além dos contos dele.Adorei a resenha.

    Beijos e um ótimo ano♥
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Participandoooooo \o
    pq adoro historias de terror :3 apesar de nao ler muitos livros kkkk
    Stephem King por exemplo, é meu escritor favorito nessa area :3
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Parabéns pela resenha! Confesso que fiquei um pouco "com medo" hahaha
    Adorei a capa, chamou minha atenção.
    E esse conto de Nós comemos corações de crianças? achei bem sinistro pelo que você resenhou :O
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi! Que legal o livro (e o sorteio!)
    Gosto de histórias assim, e adorei da resenha!
    Beijos,
    Maria - doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi Sávio!
    Adorei a resenha!
    Não conhecia o livro. Nacional não é meu forte, mas fiquei curioso com os apontamentos que você fez. Pelo jeito a trama é bastante envolvente a edição do livro, aparentemente, ficou incrivel.

    Abraços
    David
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  23. Olá Sávio. Confesso que nunca tinha ouvido falar desse livro, mas essa mistura me chamou a atenção. É realmente uma caixa hahaha. A ideia do sorteio foi ótima, adoro livros de terror apesar de ter lido bem poucos do gênero. Mas novo ano, novas metas, espero ler mais deles em 2016! ❤️ Um beijo
    Menina da Livraria


    ResponderExcluir
  24. Sávio,
    Mas que resenha e quantos contos! Gente, adorei apesar de ter muitas descrições, parece ser ótimo realmente!
    opa! obrigada, ficou um amor de luzinhas de natal rsrs que bacana! voce quer aprender
    harpa *-* eu quero piano, violao e ukulele eu não sou óoooootima mas da pro gasto né? :D
    vou participar da promoção, LOGICO, nao custa tentar rsrs

    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  25. Email para contato, esqueci ali em cima:
    interruptedreamer@outlook.com

    beijos! e feliz ano novo :D

    ResponderExcluir
  26. Adooooro histórias de terror! O/

    Beijos,
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oii
    parece ser um livro interessante, mais não leria pois deve ser assustador e me dar medo, sou muito medrosa com esse tipo de coisa, que bom que gostou de ler.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Eu até quero me aproximar do gênero terror em 2016, mas vou com calma esse livro é para os fortes, os ousados!


    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  29. Muito boa a sua resenha! Eu sou muito medrosa para livros de terror, então acho que não leria esse.
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  30. Adorei a capa desse livro, a foto dela... meu deus. Se não fossem contos eu ficaria muito mais curiosa. Beijos
    SIL ~ Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  31. Olá, Sávio. Não sou muito dessas coisas de terror, mas pretendo ter leituras diferentes em 2016, então já estou participando do sorteio.
    Fiquei um pouco receosa com essa questão de muitos detalhes e descrições pois também sou fã dos diálogos, mas vou em frente!
    Ah, e obrigada por citar as coisas estranhas que aconteceram durante a leitura, haha.

    - Entretanto -

    ResponderExcluir
  32. Ainda não tinha ouvido falar desse livro. A sua resenha ficou muito boa, pena que eu não curto muito esse tipo de livro, mas boa sorte para quem vai participar.

    Flores ao Chão

    ResponderExcluir
  33. Caraca, esse livro parece bem denso e pesado kkk Não estou nesta vibe agora, pois, acabei de ler um livro nesse clima que sobrecarrega muito o emocional (o meu pelo menos) kkk mas eu leria com certeza, pois, adoro novas experiências literárias e essa em especial me pareceu bem convidativa kkk

    Abraços
    http://meusdespropositos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Oi, Sávio!
    Desde o lançamento, estou desejando demais esse livro. Do tipo, desejando mais que grávida!
    Amei sua resenha e essas fotos aí deram um tchan no babado.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  35. Esqueci o email hahhha
    luizahelenavieira92@gmail.com

    ResponderExcluir
  36. Olá, tudo bem?

    Não conhecia a obra, mas fiquei com bastante interesse em conhecer. Não tenho muito costume em conhecer leituras mais sombrias como esta.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Adorooo historia de terror e vou participa do sorteio, mas já quero esse livro pra ontem!!!

    Blog: seteprimavera.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. adoro livros de terror, tomara que eu seja sorteada.

    ResponderExcluir
  39. Só lendo o nome do livro eu já senti interesse. Natasha é um dos meus nomes preferidos, e gosto mais ainda de terror, seja em filmes, séries ou em livros. Gostaria de saber mais sobre os outros contos, principalmente sobre a histórias dos jovens que resolveram comer coração (???). Sinto que esse livro vai ser uma leitura difícil, mas, ao mesmo tempo, incrível.

    Email: literarizeiblog@gmail.com

    Abraço,
    literarizei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  40. HUmmm, nunca tinha ouvido falar neste livro, gostei da capa e adoro tramas de terror, adoro a sensação de frio na barriga que sinto...rsrs. Obrigada pela dica!

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. Olá Sávio,

    Não conhecia a obra, mas terror não faz o meu gênero, mas para um aboa pedida para os que curtem...abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  42. Super amei sua resenha, adoro histórias de terror e afins, então já me apaixonei pelo livro!
    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  43. Já tinha vontade de ler o livro antes, mas depois que li a resenha estou com grandes expectativas para lê-lo! Curto muito o gênero terror e irei fazer bom uso do livro caso eu seja sorteado :)
    guilherm_sk8@hotmail.com

    ResponderExcluir

Publicidade

© Tudo Online – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in