Destaques

28 de fevereiro de 2016

Resenha | Se Arrependimento Matasse - Alma Cervantes


Título: Se Arrependimento Matasse
Autor: Alma Cervantes
Editora: Novo Século
Selo: Novos Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 248
Ano: 2013
*Livro cedido em parceria com o autor
Sinopse: Alex, Alice e Rebeca são grandes amigos e decidem se reencontrar depois de alguns anos sem se verem. O lugar escolhido é o hotel dos pais de Alex, mas o que parecia uma viagem especial, repleta de conversas agradáveis e descontraídas com os outros hóspedes durante o jantar se transforma, em seguida, num pesadelo.
Quando os três se preparam para dormir, ouvem batidas desesperadas à porta e seguem ao salão, onde logo descobrem que o cozinheiro fora assassinado. Com a comoção, somada à dificuldade de fuga devido à tempestade e névoa lá fora, a confusão logo se instala no hotel, além de um desagradável clima de suspeita entre os hóspedes.
Tensão. A revelação de um detetive. E um desfecho surpreendente.

Alex, Alice e Rebeca são muito amigos e não se veem há um  tempo. Como os pais de Alex, Charles e Vera, resolvem fazer um jantar para um negociador no hotel da família, o garoto vê na ocasião uma ótima oportunidade de reencontrar e matar a saudade de seus velhos amigos, convidando-os para passar três dias no lugar. 

Na noite do jantar, que contava com a presença de poucos hóspedes, todos esperavam ansiosamente pela chegada do negociador que, passadas algumas horas, não compareceu à cerimônia. Para amenizar sua falta, todos os presentes resolveram fazer uma breve apresentação sobre si e continuar o jantar para que a organização não fosse em vão. Além dos país de Alex e dos três amigos, o jantar contava com a presença de John, Dante, Frederica e de três funcionários do hotel: Andrei, Jeremiah e Rosa.


Com o fim do jantar, Alice, Alex, Rebeca, Dante e Frederica resolveram jogar cartas na sala de estar enquanto os outros seguiram para seus quartos. Com o fim do jogo, que resultou na vitória de Alex e Rebeca, todos seguiram para seus respectivos aposentos. E quando os três amigos estavam se preparando para dormir, ocorre uma queda de luz seguida de agressivas batidas na porta do quarto. Era Charles pedindo para que os jovens o acompanhasse.

Para o pânico de todos, Victor, o cozinheiro do hotel, havia sido encontrado morto na cozinha. O clima, que antes era bem agradável,tornou-se de terror, pois como uma tempestade assolava o lado de fora do hotel, a suspeita era de que o criminoso estava entre eles, o que aumentou a suspeita entre os hóspedes.
"Permaneceram imóveis durante vários instantes, chocados com o que acontecera. A atmosfera antes animada havia se transformado inteiramente em pavor e silêncio."
Se Arrependimento Matasse é o primeiro romance do Alma Cervantes e acredito que ele foi muito feliz com o enredo do livro. Narrada em terceira pessoa, a estória vai girar, principalmente, em torno do assassinato, mas também de outros acontecimentos que vão ocorrer no decorrer da narrativa. O autor, sendo grande fã dos romances policiais de Agatha Christie, nos presenteou com uma estória envolvente que, enquanto o livro não termina e descobrimos seu desfecho, não conseguimos parar de ler.


No quesito personagem, o meu destaque vai para Frederica que, de longe, é a melhor personagem do livro. Uma mulher forte, de personalidade, temida por todos, que assume o posto de detetive e desmascara o culpado no fim do livro. Falando em culpado, ainda não tinha lido um livro do gênero, por isso minhas tentativas de descobrir o criminoso foi um fiasco. E quando eu achei que tinha mais ou menos a noção de quem seria, o autor me surpreende com um final chocante.
"Ela já não era 'mais uma' pessoa ali. Sua presença adquirira outro nível, sendo simultaneamente temida e adorada; representava tanto a salvação quanto a punição.Era o julgamento impiedoso e imparcial."
Esse livro tá super recomendado para todos que curtem este gênero, mas também para aqueles que ainda não conhecem. A leitura é bem rápida e, como eu disse anteriormente, não dá pra largá-lo enquanto não chegamos no desfecho da estória.

Até o próximo post, combinado? =D

Comentários via Facebook

17 comentários:

  1. Oi, Sávio!
    Tem um tempinho que não apareço por aqui e amei o layout novo. Ficou lindo.
    Curti muito a premissa dessa história. A capa e o título também despertaram minha atenção.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio do livro Marianas | Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  2. Ótima história, bela resenha :*

    a-cacheada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi! Adoro livros com assassinatos, acho sempre muito gostoso tentar descobri o que motivou ato tão vil. Dica anotada.


    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. A história parece ser ótima. Adoro livros de suspense. Beijos

    www.baudasresenhas.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Gosto bastante de livros do gênero policial, ainda não conhecia esse autor, mas por sua resenha fiquei bem interessada nesse livro. Vou por na minha lista de desejados!

    Beijos

    sozinhanabiblioteca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Pela resenha, o livro parece ser ótimo. Adorei seu blog!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  7. Eai Sávio!
    Então, eu sou totalmente iniciante nessa coisa de romances policiais, admito hahaha Só li um livro do gênero até hoje, mas pretendo ir aumentando a lista aos poucos. Sabe que o cara se inspira na Agatha Christie já dá um ânimo. :)

    Abraço,
    Mago e Vidro

    ResponderExcluir
  8. Olá Sávio. Eu não conhecia Alma e achei super interessante a proposta do livro. To numa fase meio policiais kkk
    Tenho que dizer que amei o blog e seu layout é lindo <3

    ❥Blog:Gordices Literárias

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Gostei bastante do título e da premissa.
    Achei a história muito legal e fiquei bem curiosa.
    Adoro assassinato *-*
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, Sávio.
    Eu adorei esse livro. O autor conseguiu me surpreender. O que fez com que eu me interessasse foi o nome da Agatha hehe. E não consegui descobrir o culpado e olha que já li vários do gênero hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Adorei muito a premissa do livro. Sou uma grande fã do gênero, então quase tudo que consegue se manter nessa linha, me agrada.
    AMO quando a gente não consegue, de jeito nenhum, dar um palpite acertado sobre quem é o criminoso hahaha os livros do Harlan Coben fazer isso comigo, não é a toa que é um dos meus escritores favoritos haha
    Beijosss
    www.vidaemmarte.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá!!
    Já li esse livro e tbm achei a leitura incrível, muito bem escrito.
    Beeijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. A capa apesar de ser simples, é muito bonita <3 Tem um tom bem sombrio o que já é um motivo para despertar meu interesse uheueheh Gostei bastante da premissa dele e fiquei curioso para ler, até salvei o post aqui nos meus favoritos.

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  14. Olááááá, tudo bem???
    Esse é um livro que tenho muita vontade de ler, desde que ele foi lançado, mas ainda não tive a oportunidade de ler :(
    Sou apaixonada por livros policiais, então acredito que certamente gostaria de conferir a obra.
    E menino, como assim esse foi seu primeiro livro do gênero? Mas pelo visto começou bem hein? Agora você vai ver que só vai querer ler livros policiais hahhaha
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Heey Sávio. Nunca tinha ouvido falar desse livro mais pelo jeito parece que é bom. Amei a resenha e ele já está na minha lista de leituras.

    Seguindo...

    garotoliterariio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. O livro me chama a atenção, com um enredo que eu particularmente amo.
    Gostei mais ainda ao saber que é uma obra nacional. Particularmente
    a editora Novos Talentos da Literatura Brasileira tem se dedicado a
    lançar ótimas obras e autores muito talentosos.

    Beijos da Camila.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Sávio!
    Infelizmente, eu não consegui me apegar a esse enredo. Não faz meu estilo, sabe?
    Mas sua resenha está ótima, como sempre, né?
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Publicidade

© Tudo Online – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in