Destaques

2 de abril de 2016

Resenha | À Sombra da Lua - Marcos DeBrito



Título: À Sombra da Lua
Autor: Marcos DeBrito
Editora: Rocco
Páginas: 288
Ano: 2013
*Livro cedido em parceria com o autor

Sinopse: Durante o dia, Vila Socorro é apenas uma pacata cidade do interior de São Paulo, reduto da imigração italiana no Brasil. Mas, quando o sol se põe, uma criatura desconhecida aterroriza os moradores, que cobram uma solução das autoridades locais, afinal, há décadas o vilarejo sofre com mortes misteriosas, cometidas por um assassino que não deixa rastros e desafia a lógica humana. Estreia do cineasta Marcos de Britto na literatura, À sombra da lua já nasce um forte candidato a clássico do terror nacional ao explorar o mito universal do lobisomem contrapondo, numa narrativa madura e vigorosa, racionalidade e mistério. 

Em 1893, no auge da imigração italiana no Brasil, a família Cesari desembarca no porto de Santos. Formada por Bastiano, Clemenzia e suas seis filhas, todos vieram em busca de uma vida melhor em terras brasileiras. Com o passar do tempo, o imigrante, juntamente com sua família, se estabelece em Vila Socorro, vivendo em seu próprio pedaço de terra numa pequena casa humilde. Com o nascimento de Álvaro, o sétimo filho e o tão esperado homem, tudo parecia bem para os Cesari. Apenas parecia.

No ano de 1920, conhecemos Vila Socorro, um pequeno vilarejo localizado no interior de São Paulo que, ao longo de várias décadas, vem sofrendo com várias tragédias que deixam os moradores do povoado em pânico: mortes frequentes que ocorrem nos arredoras da floresta em certas noites. A população, cansada dessa situação, cobrava uma solução imediata dos representantes do lugar. Durante o mês, todo o povoado se reunia para decidir que medidas seriam tomadas para capturar a criatura e acabar com os incidentes que ocorriam na região.



No meio de todo esse alvoroço, Álvaro, que continuava morando no local depois de sobreviver a uma massacre que matou sua família, só tinha olhos para Alana, filha do médico do vilarejo, que, por sua vez, também flertava o rapaz. Enquanto a lua cheia não chegava, o casal vivia uma paixão intensamente proibida. 

Romance de estreia de Marcos DeBrito, À Sombra da Lua não é apenas uma estória de um monstro que ronda um povoado e sai matando pessoas e animais e que, ao raiar do sol, volta a sua forma humana. O livro trata também do comportamento do homem que, na forma humana, vive conforme as regras da sociedade e que, quando se transforma, segue seus instintos matando até mesmo quem ele ama. Uma mistura de sina, culpa e perda de controle. 

Para fundamentar a estória, o autor se utilizou de textos bíblicos e da mitologia grega. No prólogo do livro, temos o mito de Licáon que, durante um banquete, tentou testar Zeus, lhe servindo carne humana, e como punição acabou sendo transformado em lobo.



O livro é narrado em terceira pessoa e se passa em duas épocas diferentes: o período que a família de Álvaro chega ao Brasil, século XIX, e os dias atuais, século XX. Sendo que esse período passado é essencial para a compreensão do tempo presente. Cada começo de capítulo é precedido pela data do dia em que está rolando os fatos e a fase da lua - que a meu ver gera uma ansiedade para ver que vai acontecer na estória, visto que sabemos o dia em que vai acontecer a transformação.

Uma narrativa surpreendente, nada óbvia, um estória super bem construída, uma escrita bem descritiva e prazerosa de ser lida, uma capa linda: todos esses fatores fizeram com que "À Sombra da Lua" se tornasse um dos meus livros nacionais favoritos e, até o momento, o melhor livro lido em 2016. Não foi à toa que a obra foi lançada pela editora Rocco. 

Como DeBrito é diretor e roteirista, e "À Sombra da Lua" foi escrito, originalmente, como roteiro de cinema, seria bem bacana se o livro fosse adaptado para as telinhas. Gostaria muito de ver um filme nacional abordando essa temática da licantropia. 

Então, pessoal, o que acharam do livro? Já leram algo do tipo? 
Até a próxima, combinado? :)

Comentários via Facebook

19 comentários:

  1. Nossa!!!
    Acho que nunca li nada assim!
    E vou te dizer, que só a capa já me assusta kkk
    Acredito que um ótimo livro para quem gosta do gênero!
    Não sei se eu leria, mas a proposta é muito boa!

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  2. Estou doida pra ler esse livro. Gostei da resenha, só fez minha vontade aumentar.
    Provavelmente o lerei o quanto antes.
    Beijos
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha! Não tinha ouvido falar do livro, mas gostei!
    http://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Sávio, sua resenha está ótima mas eu não leria o livro porque ele não faz meu tipo, não gosto de histórias sombrias :(

    Beijos,
    Natália

    www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adoro livros com narrativas intercaladas assim :)
    Nunca li nada de lobisomens, mas acho bem interessante. Isso de focar no comportamento humano, em como o protagonista é "no dia-a-dia" é um ponto super positivo.

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras|Vem participar da resenha premiada e top comentarista de abril ♥

    ResponderExcluir
  6. Olá, Sávio.
    É engraçado como temos inúmeros livros sobre vampiros e poucos sobre lobisomens. Eu mesmo só conheço duas séries de lobisomens e só li uma delas até agora. Achei essa capa muito bonita e a história interessante. por isso acho que leria esse. Que bom que gostou tanto.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Confesso nunca li algo parecido e a capa já é bem sombria... Adorei a resenha e acho que eu gostaria de ler esse livro!
    Beijos,
    Luana Agra - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sávio! Tudo bem? Socorro, adorei a premissa do livro! E essa capa então? Maravilhosa! *---* Parabéns pela resenha viu? Você conseguiu me deixar bem empolgado para ler o livro! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Adorei! Só a resenha dá me deu calafrios! E curti muito o fato de intercalar passado e presente, adoro histórias assim!
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - MEGA SORTEIO DE ANIVERSÁRIO! LANÇAMENTO STEPHEN KING + TIMOTHY ZAHN E RENATA VENTURA AUTOGRAFADOS!

    ResponderExcluir
  10. A premissa do livro é muito boa. Saber que o autor deu um bom desenvolvimento para a obra e fugiu do óbvio e do previsível me deixa muito feliz. Sem dúvidas, vou querer ler o livro.
    Excelente resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  11. Olá, Sávio, tudo bem?

    Cara não vou mentir pra você! Sério eu odeio lobisomens ou qualquer tipo de estória que tenha alguma relação com ele, quando eu era mais nova assisti um filme de terror horrível, depois desse dia foi difícil gostar de algum kkkkkkk mas eu definitivamente amei quando você disse que ser humano quando segue seus instintos muda completamente, eu concordo plenamente com você, essa foi uma frase e tanto!! Confesso que fiquei tenta a ler este livro, sua resenha ficou fantástica e fato de você ter favoritado, me fez querer ler mais ainda! E super show o autor ter obtido a oportunidade de publicar com Rocco. Ainda não ne decidi mas esto morrendo de curiosidade.

    Beijinhos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu gostei bastante da sua resenha! Gosto de ler livros do gênero e já conhecia esse, mas nunca cheguei a lê-lo... Espero logo ter a chance!
    http://vintage-feeling.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Não gosto de nada que tem Lobisomem só Lua Nova kkk. Confesso que fiquei curiosa pra ler o livro agora. Parabéns ficou excelente a resenha.

    te seguindo aqui.
    http://blogdaadilene.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá! Já li À Sombra da Lua e achei o trabalho feito pelo autor muito bom, a forma como ele elaborou todo a mitologia foi muito interessante, mas a história em si não me prendeu tanto e a leitura acabou ficando arrastada. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Fiquei super interessada nesse livro, tanto pelo ar de terror, mistério como a mistura de mitologia grega que parece ser uma mistura perfeita! Adorei sua resenha!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Me parece ser bem assustador, mas eu gostei da resenha.
    Boa semana!

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Sávio!
    Eu adoro histórias de lobisomens, mas ainda não conhecia esse livro.
    Fiquei bastante interessada, ainda mais que ele se passa no interior de SP!
    Também vou ficar na torcida para que seja adaptado para o cinema.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  18. Oi, Sávio!
    Adorei essa capa. Bem intrigante e fascinante.
    Gente, e essa história??? Já quero na minha vida.
    Ficar na torcida pra ser adaptado.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  19. Oi Sávio, tudo bem ???
    Já tinha visto a capa de À Sombra da Lua por aí, principalmente através de blogs literários, mas nunca tinha lido nenhuma resenha do livro.
    Gostei muito do que você comentou, e fiquei aqui vibrando por ver um autor nacional sendo lançado pela Rocco. Essa editora é incrível, e não tenho visto muitos autores nacionais sendo destacados por ela, é maravilhoso ver que eles estão trazendo os talentos nacionais para as prateleiras das livrarias !!! ^^
    Gostei muito da história, não sou a maior fã de histórias de Lobisomens mas achei muito interessante ver esse olhar brasileiro sob um tema tão conhecido e abordado !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir

Publicidade

© Tudo Online – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in