Destaques

5 de outubro de 2016

Resenha | Odalisca - Yuri Belov


Título: Odalisca
Subtítulo: Dançando com o diabo numa noite de lua cheia
Autor: Yuri Belov
Editora: Novo Século
Selo: Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 568
Ano: 2015

*Livro cedido em parceria com o autor

Sinopse: Roxane era a garota ideal: pertencente a uma rica família, era jovem, linda, meiga e culta.Tudo isso não passava de uma máscara. Seu lado obscuro a fazia procurar por amores proibidos, paixões violentas e rituais macabros.Seus amantes, em geral, eram encontrados na internet, onde ela se apresentava com o nick de Odalisca, pois era exímia dançarina do ventre. Sentia-se atraída por homens bem mais velhos que ela. É nessa teia que cai Siegfried, um engenheiro de cargo elevado que trabalha na empresa da família de Roxane. Ele se deixou envolver e sequer imaginou as desastrosas consequências disso. Recheada de paixão, mistério, ação e intrigas políticas, a trama é tão perturbadora quanto fascinante.

Em "Odalisca", vamos conhecer a estória de Roxane, uma jovem estudante de Medicina, bela, recatada e que pertence a uma família rica e poderosa. Aos olhos de seus familiares e amigos, Roxane parecia a garota perfeita, mas eles desconheciam a vida dupla que ela levava. Além de frequentar rituais macabros, a garota participa de chats na internet apresentando-se como Nick de Odalisca. Roxane tem uma compulsiva necessidade de seduzir homens: seus alvos preferidos são os mais velhos. Tem predileção por romances difíceis e proibidos. Gosta da sensação de perigo e quando percebe que seu alvo está totalmente envolvido, o abandona. 

Usando todo seu poder de sedução, a garota se envolve com Siegfried, um executivo maduro, culto,trabalhador, que acabara de entrar para a empresa de sua família. O que ele não sabe é que esse intenso relacionamento com Roxane pode trazer péssimas consequências para sua vida.


Durante a leitura, tive uma relação de amor e ódio por esse livro por dois motivos. Em primeiro lugar, meu interesse pela obra surgiu devido ao ar sobrenatural presente na sinopse e na capa. Entretanto, o que pude perceber, na maior parte do livro, é que o autor abordou temas relacionados ao funcionamento de uma empresa, a rotina, as mazelas, a corrupção, deixando a parte sobrenatural em segundo plano. A meu ver, se o autor focasse mais na parte do mistério, e deixasse o lado corporativo no plano secundário, o livro seria ótimo. Mas isso é questão de gosto, podendo agradar outros leitores.

Em segundo lugar, o livro possui um número considerável de páginas onde o autor faz um detalhamento, em alguns momentos desnecessário, dos personagens e de algumas situações. Detalhamento que, a meu ver, serviu apenas para estender a estória, deixando a leitura muito lenta. 

O livro apresenta, também, uma parte que envolve tanto mistério quanto erotismo. Cenas picantes, com orgias atreladas a rituais de magia, são bem descritas pelo autor. Há também referências a Covens, grupo de bruxas, e a Wicca, religião pagã que se dedica ao conhecimento da espiritualidade a partir da natureza.

A edição é bem caprichada e conta com belas ilustrações que nos ajudam a entender e imaginar alguns fatos da estória. Outro ponto bem bacana é que o autor participa do livro narrando alguns acontecimentos. E por falar nele, existe alguns fatos no livro que apresentam uma verossimilhança bem grande com o pouco que sabemos da sua biografia, pois ele usa o pseudônimo de Yuri Belov, deixando um certo mistério a respeito de sua identidade. Fiquei me questionando o que tem de fictício e de verdadeiro em "Odalisca".

Em linhas gerais, "Odalisca" é um bom livro mas que, a meu ver, deveria ter puxado mais para o lado sobrenatural que o corporativo. Quem curte livros que abordam temas empresariais, com um toque de mistério e conteúdo erótico, pode gostar bastante desse livro.

Até o próximo post, combinado? :)

Comentários via Facebook

18 comentários:

  1. Nossa, sua resenha ficou ótima. Penso como você (apesar de não ter lido o livro)que o lado sobrenatural deveria predominar mais, além do erotismo que também gosto. E em relação aos detalhes, eu particularmente adooro detalhes mínimos, quanto mais tem, melhor a leitura pra mim, porque se prolonga mais.

    Beijo <3
    www.leitorasvorazes.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia este livro mais a resenha foi tão incrível que eu já quero ler :)
    amei amei o blog já estou seguindo
    ❥Um super beijo❥

    ladorosadomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa, ao ver a capa também imaginei que fosse um livro mais focado no mistério. E pela sinopse a gente ainda fica esperando esse mistério. Não sou muito fã de literatura que envolve magia, wicca, etc, e to tentando até agora imaginar uma história que mistura isso ao corporativismo 🤔 Não consigo hahaha

    ResponderExcluir
  4. Não conheço esse livro mas parece ser bem interessante! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  5. Oi
    que bom que curtiu a leitura, mas uma resenha positiva que leio dele, acho a capa linda só que nem tenho vontade de ler ele.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. olá tudo bem?

    esse livro está na lista de desejados a muito tempo.
    essas ilustrações ajuda muito a entender a história.
    gosto de livros assim, adorei a resenha beijos

    Taynara Mello | Indicar Livros
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  7. O Orfanato da Srta. Peregrine é realmente muito bom! Vale muito a pena reservar um tempo pra essa trilogia!
    Muito obrigada pela visita! :D
    Beijos, beijos

    ResponderExcluir
  8. Acho que eu nunca diria que esse livro era em partes sobre magia! Gostei bastante, mas imagino que fosse me decepcionar um pouco com a leitura por conta desses detalhes demasiados e a falta de foco no sobrenatural. Poxa, fiquei toda empolgada em saber mais sobre essas magias, e é chato se deparar com pouco disso :( ótima resenha!!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei a sinceridade da sua resenha. Eu particularmente não leria o livro, o enredo não encheu meus olhos e essa lentidão, e foco em assunto corporativo não me agradaria. Beijos ♥️

    BLOG LITERÁRIO 2

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sávio.
    Amei a capa, porém esse não é um tipo de livro que talvez eu curtiria acho que por conta do enredo que não me despertou curiosidade.
    Gostei da sua resenha, gosto muito do que disse sobre a obra! Ser sincero nas resenhas é algo que acho muito importante.
    Um abraço,
    Keth.
    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Ixi, estou fugindo de sobrenatural por enquanto.
    Nada está conseguindo me agradar, sabe?
    Vou deixar na lista para ler num futuro.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Não curto muito esse tipo de livro sabia?
    Comecei meu canal no YT faz pouco tempo, se quiser conhecer ficarei feliz.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  13. Oi Sávio,
    Que capa linda.
    Uma pena que ela engana né? Eu adoro enredos sobrenaturais, ficaria bem chateada se fosse o real motivo para iniciar a leitura e ser pano de fundo.
    Ótima resenha.

    tenha uma ótima semana :D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  14. Uma pena que o livro não tenha agradado totalmente. Também imaginava que a parte empresarial fosse ficar em segundo plano. Pelo visto, infelizmente, isso não aconteceu.
    Ainda assim, quero conferir a obra.
    Maravilhosa resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de outubro. Serão dois vencedores, dividindo 5 livros.

    ResponderExcluir
  15. Que legal!
    Adorei a resenha, mas acho que não faz o meu estilo!
    Um ótimo feriado!
    Bjus
    Taty
    Na Casa dos Abrantes
    Canal

    ResponderExcluir
  16. Oi Sávio!
    Adorei sua resenha. Acho que eu também gostaria mais do livro se focasse no mistério, porque gosto mais desse tema.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  17. Nossa, o livro é grandinho mesmo, quase 600 páginas não é pouca coisa mesmo. Então, eu também achei que o livro focava mais no sobrenatural, mas sei lá, as vezes a mistura dá certo, preciso ler para descobrir.

    Bj, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Publicidade

© Tudo Online – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in