Destaques

29 de dezembro de 2016

Resenha | Em Busca do Amuleto de Aloni - E. Samuel


Título:  Em Busca do Amuleto de Aloni
Série: As Quatro Portas do Tesouro #1
Autora: E. Samuel
Editora: Independente
Páginas: 235
Ano: 2014
*Livro cedido em parceria com a autora

Sinopse: Daniel não imagina que depois de viver anos em uma metrópole, vai encontrar em uma pequena cidade, a grande aventura de sua vida! Juntamente com seus dois melhores amigos, Júlio e Marcelo, descobre a Mata do Anatema, cercada de lendas e mistérios.
Mas será possível que tudo o que falam sobre esse lugar seja verdade? Chegar um pouco mais perto não vai fazer mal nenhum... ou vai?
Uma aventura cheia de desafios, coragem, criaturas fantásticas e, principalmente, superação de limites! "Em Busca do Amuleto de Aloni", o primeiro livro da série "As Quatro Portas do Tesouro", traz aos jovens leitores uma história bem humorada e cheia de emoção, aventuras e fantasia, que vai capturar a atenção de jovens e crianças de todas as idades.

Amigos inseparáveis, Daniel, Júlio e Marcelo passam a maior parte do dia juntos. Daniel acabara de se mudar de uma cidade grande, e seus amigos resolvem lhe apresentar a pequena e pacata cidade onde vivem. Certo dia, os três amigos decidem andar de bicicleta e, afastando-se da cidade aos poucos, chegam a Mata do Anatema, uma floresta temida por todos os moradores, cercada por muitas lendas e mistérios. Os boatos que circulam pelos arredores é que quem entra na mata não retorna mais. Curioso, Daniel empolga-se para adentrar a floresta, mas logo é reprimido pelos outros dois. 

Passados alguns dias, o interesse de Daniel pela floresta é evidente e ele não consegue parar de pensar nos mistérios que Anatema esconde. Fascinado pela história do lugar, ele convence seus amigos a procurar as pessoas mais antigas da cidade a fim de descobrir mais informações sobre a mata que mexe tanto com o imaginário do povo.

Convencidos de que tudo é apenas lenda, os garotos decidem se aventurar em Anatema. Ao entrar e investigar o lugar, eles não conseguem mais achar a saída. Caminhando pela floresta, eles encontram uma caverna revestida e possuída por muita riqueza. Lá, vão encontrar Seth, um homem que, há muito tempo atrás, foi enfeitiçado e aprisionado em uma pedra. Agora, os três precisam escolher entre quatro portas, localizadas no fundo da caverna, e sair em busca do Amuleto de Aloni a fim de quebrar o encantamento de Seth para que todos  saiam sã e salvos da mata.


Em Busca do Amuleto de Aloni, primeiro volume da série As Quatro Portas do Tesouro, é uma história simples, mas também gostosa de ser lida. E. Samuel criou um universo repleto de magia e aventura que tenho certeza que vai agradar muito o público infantojuvenil. Os personagens são um pouco estereotipados, mas bem cativantes. Daniel é um menino tem que gosto por aventura; Júlio é magrinho e introvertido, o nerd do grupo; e Marcelo é o grandalhão que não foge de uma briga. Um fato que achei interessante é que conseguimos reconhecer esses personagens nas pessoas do nosso cotidiano, como pessoas comuns que existem de fato. Neste sentido, há uma verossimilhança da história com a realidade - parando por aí, pois o resto é pura fantasia. 

Com uma escrita simples, o livro toca em temas como bullying e amizade. Além disso, a história apresenta um formato de fábula, contendo uma bela moral em seu desfecho. Gostei bastante disso, uma vez que o livro é destinado ao público infantojuvenil e passa valores bem importantes para crianças e adolescentes - que nesta fase estão formando seu caráter.


Contudo, como nem tudo são flores, um determinado ponto me incomodou um pouco durante a leitura. Em alguns momentos, a história era detalhada com uma certa riqueza de detalhes e, em outros, era contada de forma rápida, sem aprofundamento, principalmente os capítulos finais que fiquei com a sensação que estavam resumidos, além de tudo ter sido resolvido em dois capítulos - considerando o fato de serem capítulos bem curtos. Achei que a autora poderia ter desenvolvido mais essa parte. A edição do livro é bem simples, uma vez que se trata de uma publicação independente. A fonte possui um tamanho excelente para a leitura, tornando a leitura até mais rápida.

Em Busca do Amuleto de Aloni, apesar do ponto que me incomodou, foi um livro que me surpreendeu bastante. O livro presenteia o leitor com uma boa história de amizade, companheirismo, coragem e muita aventura. Quem curte uma boa fantasia, com certeza vai gostar do livro. O segundo volume, O Resgate de Althea, já está em terras brasileiras.

Até o próximo post, combinado? ;)

Comentários via Facebook

20 comentários:

  1. Muito legal a resenha, parabens! Ja li o livro tambem, e gostei muito. Estou pensando em comprar essa semana o Resgate de Althea no site da autora!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Adorei sua resenha! Apesar disso, não é o tipo de livro que me prende.
    Beijos e Feliz 2017!
    https://teattimee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Sávio, tudo bem?

    O livro parece ser interessante. Gosto da aventura, mas acho muito fantasioso quando os personagens são muito jovens. Os temas tratados são muito importantes para atualidade e com toda certeza isso dá um gosto especial a obra. Gostei da capa, me instigou!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sávio!
    Eu não conhecia o livro, mas fiquei interessado devido a premissa. Gosto de aventuras voltadas para o público infanto-juvenil, e como não leio livros de fantasia com frequência, este pode vir a ser uma boa leitura.
    Espero poder ler em breve e não me decepcionar. Eu também me sinto incomodado com finais corridos; acho desnecessário.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, oi!
    Também gostei muito desse livro! Em várias partes me fez lembrar da minha infância sempre em busca de aventuras! Bom, adorei sua resenha e sinceridade... Abraços!

    www.lendo1bomlivro.com.br
    @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
  6. Oi Sávio,

    Apesar da ressalva parece ser um livro ótimo! Uma boa aventura pra quem gosta do gênero e eu amei a capa!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oi Sávio,
    Gosto de livros Juvenis e a premissa desse é interessante.
    Pena que que foi um pouco corrido em algumas partes.
    Mas é uma dica que irei anotar.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia,
    Mas sua explicação foi ótima
    pra entender um pouco mais.
    Bem interessante! Beijos!


    floordemandacaru.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sávio! Também me incomoda quando o final é explicado muito rapidamente, sinto sempre que o escritor quis "se livrar" da história, sabe? Entendo que esse não deve ter sido o caso, mas realmente me sinto assim quando leio finais corridos! Fico feliz que, fora esse ponto, o livro tenha sido uma boa leitura. E sua resenha está ótima. Beijinhos, Beatriz.

    O Diário de uma Escritora Iniciante

    ResponderExcluir
  10. Oie Sávio =)

    Ah ... não tem nada que me deixe mais frustrada do que finais corridos =(
    E infelizmente isso acontece com bastante frequência.

    Não conhecia o livro e nem autora, mas achei a proposta interessante. Se tiver oportunidade que sabe posso dar uma chance ;)

    Beijos e um Feliz Ano Novo para você e sua família!
    ;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary



    ResponderExcluir
  11. Muito obrigada, Sávio, pela resenha! Espero que você tenha a oportunidade de ler o segundo livro, O Resgate de Althea, em breve! :-)

    ResponderExcluir
  12. Oi.
    Amei esse livro, achei ótima a narrativa, toda essa aventura dos meninos prendeu a minha atenção.
    Estou ansiosa para ler o segundo!
    Gostei da resenha.
    Um abraço,
    Keth.
    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Sávio,
    Que capa rica em detalhes né? Fiquei impressionada.
    A premissa é muito boa, fiquei curiosa.
    Ah, feliz ano novo.
    Beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia ainda a obra, mas gostei muito da premissa! Livros com jovens, mistério e aventuras são sempre fantásticos. Pena que teve esse ponto incômodo, mas quem sabe isso é trabalhado melhor nos volumes seguintes!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sávio!
    Eu me interessei muito pela história, mas esse final corrido me desanimou um pouquinho.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de três anos de Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  16. Esse livro me chama muita atenção e tenho muita vontade de conhecer. Esta nos meus desejados :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, Sávio!
    Apesar de desconhecer a autora, achei o livro bastante interessante! Sua resenha conseguiu transmitir bem a ideia geral, que na verdade me lembrou várias outras histórias de que gosto bastante, como Nárnia, por exemplo.
    xx

    A Blanket Fort

    ResponderExcluir
  18. Oi Sávio,
    Parece ser um ótimo juvenil, ainda nacional, achei bem bacana.
    E essa capa, lindíssima.
    Sucesso para a autora.

    Tenha um lindo 2017.
    Que seus dias sejam prósperos, sábios e saudáveis ♥
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  19. Olá, Sávio. Tudo bem?

    Não me lembro de ter ouvido falar desse livro antes. Mas gostei bastante do seu ponto de vista sobre a obra. Já faz um bom tempo que estou um pouco afastado de literatura infanto juvenil, porém sinto saudades, mas foram algumas decepções que me fizeram dar um tempo, entende?

    Gostei do seu ponto de vista. Achei a história simples, porém bacana, principalmente por trazer uma carga intensa relacionada a valores. Às vezes detalhar muito pode ser uma coisa ruim, mas achei bacana sua resenha ao todo e o livro me pareceu ser muito bom.

    Até mais. https://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. oi Sávio tudo bem?

    Adoro livro que possui mistério no enredo, adorei essa edição e sua resenha. Porém não sabia da existência desse livro, vou ler quando tiver uma oportunidade. Beijos da Tay

    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir

Publicidade

© Tudo Online – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in