Destaques

25 de maio de 2017

Resenha | Sobre os Outros - Ernani Lemos

Título: Sobre os Outros
Autor: Ernani Lemos
Editora: Chiado
Páginas: 288
Ano: 2016
Classificação: ★★

*Livro cedido em parceria com a editora

Sinopse: De onde você é?Não, não importa onde você nasceu ou mora.
De onde você é?
Qual é o lugar do mundo ao qual você pertence?
Pergunto com honestidade.
Talvez, descobrindo um pouco sobre você, eu consiga saber sobre mim também.
Ao pensar nas memórias que formam a consciência, você vai perceber que sua vida é um conjunto de ocasiões dos outros. Você sabe como se sentiu durante a convivência com alguém e isso vira lembrança porque são emoções que os outros te deram. São recordações daquelas pessoas, não de você.
Não somos os outros. É por isso que damos tanta importância ao sentimento dolorido de pensar em quem está longe.
Saudade é o nome da satisfação por saber que alguém nos permitiu existir.
Sobre os outros é um quebra-cabeça humano. É uma caçada em vários países pelas peças que formam uma vida. Para entender uma pessoa, basta conhecer todas as outras que cruzaram o caminho dela.
 

A primeira vez que conheci uma obra do Ernani Lemos, quando li algumas resenhas de seu primeiro romance, fiquei bem curioso para conhecer sua elogiada escrita. Logo em seguida, descobri que ele havia publicado um segundo livro, Sobre os outros, que também foi bem elogiado por alguns leitores. Felizmente, a Chiado Editora me enviou essa segunda publicação e finalmente entendi o motivo de tantos elogios: Ernani tem uma escrita direta, simples, por vezes poética, mas que também atinge o leitor em cheio com suas belíssimas palavras.

Sobre os outros reúne várias crônicas escritas pelo jornalista em diferentes países nos quais visitou ou morou. Nessas crônicas são abordados temas típicos do cotidiano, e o autor consegue captar com maestria pequenos detalhes do dia a dia e transformá-los em lindas lições de otimismo. Ernani fala também sobre amor, amizade, dor, saudade, escolhas e, principalmente, sobre os outros. 
"O que eu chamei de saudade antecipada, nada mais era do que a tardia percepção do amor. " 
Ao longo dos textos, o autor vai relembrando histórias de pessoas que conheceu durante a vida, fazendo uma reflexão bem interessante sobre várias experiências que vivenciou. Dessa forma, vamos percebemos que todas as pessoas que passaram pela sua vida, conhecidas ou desconhecidas, deixaram marcas e contribuíram, de alguma maneira, para seu crescimento pessoal e para sua visão de mundo.


Ao mesmo tempo que o jornalista fala dos outros, ele fala bastante de si também. Em vários momentos, me senti confidente dele, como se estivesse lendo uma espécie de diário onde o Ernani fala sobre sua vida, sua família e seus amigos. Vamos conhecendo seu íntimo, seus sentimentos e pensamentos além da forma positiva que enxerga o mundo.
"As pessoas levam embora um pedaço da gente a cada encontro. O que somos hoje é um remendo do que sobrou, melhorado com as partes que juntamos dos outros."
O livro é dividido em quatro partes: Meus Outros, Outros dos Outros, Meu Outro Favorito e Seu Outro. Cada uma dessas partes possui uma característica, uma função bem específica, mas também pontos em comum: são carregadas de sentimentos sinceros, capazes de nos fazer refletir e emocionar. 

As crônicas são curtas, mas ricas em detalhes e sempre trazem alguma mensagem. São textos que o leitor se identifica visto que trazem questionamentos que qualquer pessoa, com um pingo de sentimento, já se fez alguma vez na vida. Percebe-se, em algumas delas, uma crítica ao ser humano, ao seu comportamento, ao valor que damos ao que é nosso e a falta de interesse pelo que é do outro. A falta de preocupação com as pessoas.


Um ponto bem interessante, que também pode agradar alguns leitores, é que algumas crônicas são ambientadas em outros países, e o autor nos fornece algumas descrições e informações sobre algumas cidades, principalmente Dublin e Londres.  Quem gosta de viajar vai ficar encantado com essa parte da obra. 

Sobres os outros é um livro para leitores que, assim como Ernani Lemos, são apaixonados por pessoas e pelo contato com elas. É uma homenagem a todos que passam pelas nossas vidas, sejam elas conhecidas ou desconhecidas. Sei que muitos leitores não estão acostumados com o gênero, mas enfatizo que é um livro que vale a pena conhecer. Uma leitura mais que envolvente que terminei com vontade de ser amigo do Ernani Lemos.

Comentários via Facebook

27 comentários:

  1. Olá!
    Nunca li nada do autor, mas fiquei muito interessada, parece ser maravilhoso, adoro leituras ricas em detalhes, acho que acrescenta demais em um livro. Também fiquei bem satisfeita em saber que trata-se de crônicas, pois amo esse tipo de narrativa.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Nunca ouvi falar sobre esse livro, nem o autor, me interessei bastante pelo livro.
    Parabéns pela resenha, foi maravilhosa.
    Beijos,
    Garota Perdida nos Livros

    ResponderExcluir
  3. Menino,amei sua resenha. É muito bem escrita, e você soube organizar muito bem as ideias, isso me deixou bastante curiosa para saber mais sobre a trama do livro!

    http://porvarioslugares.wixsite.com/porvarioslugares/single-post/2017/05/20/Leia-um-Nacional-Do-que-s%C3%A3o-feitas-as-estrelas---Jana-Meilman

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro, mas achei bem interessante a sinopse e a resenha, fora as fotos que você tirou tão lindas *---*
    Coloquei mais um na minha lista...

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Sávio,
    Não conhecia o livro, mas gostei bastante da origem das crônicas.
    O mundão a fora tem tanto para nos inspirar. Adorei a ideia do autor, sucesso pra ele. Ótima resenha!

    tenha um ótimo final de semana :D
    Nana - Canto Cultzíneo / Novo Twitter

    ResponderExcluir
  6. Oie! Tudo bem?

    Não conhecia a obra e muito menos o autor, mas irei com certeza indicar para uma amiga que curte o gênero eu por enquanto passo a dica, mas irei guardar o nome da obra para quem sabe futuramente realizar a leitura!

    Bjss

    ResponderExcluir
  7. Oi Sávio,
    Não conhecia esse livro e nem o autor,
    mas pela resenha demonstra ser muito bom,
    ah amei as fotos sua criatividade foi incrível, gostei
    Beijos *_*
    Desvendando Segredos | Facebook

    ResponderExcluir
  8. Confesso que nunca tinha ouvido falar do Autor ou de seus livros, mais agora estou curiosa em conhece-lo apesar de não fazer muito meu estilo de leitura... Obrigado por me dar novos horizontes... Bjos ... Até até próxima

    ResponderExcluir
  9. Oi Sávio.
    Não conhecia essa obra, com certeza com sua resenha me cativou a vontade de ler essas crônicas, parece ser um livro ágil e gostoso de ser lido. Ótima dica!
    Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  10. ola tudo bem
    eu não gosto de livro de cronicas mais gostei da premissa para quem gosta de cronicas deve ser um prato cheio já que parece ser cronicas muito boas

    ResponderExcluir
  11. Oi Sávio! Não conhecia o livro, mas faz tanto tempo que não leio crônicas, até bateu uma saudade. Gostei da divisão dos livro, parece ser um boa obra!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Oie
    Não conhecia o livro e nem o autor, mas a sua resenha fez o livro ser bem interessante. A capa também é bem diferente e gostei bastante.
    Mesmo não sendo muito fã de crônicas acredito que os pontos que levantou, como textos curtos e de reflexão, já são um ponto alto para uma boa leitura.
    Gostei
    Bjo

    ResponderExcluir
  13. Aaaa adorei, estou trabalhando com identidades culturais na faculdade e sinto que esse livro pode dialogar com isso, adorei mesmo.

    ResponderExcluir
  14. Já tinha ouvido algo sobre o autor, mas não sobre o livro.
    Adorei a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sávio. Tudo bem?
    Não conhecia essa obra, apesar da capa não me chamar atenção a premissa é interessante e me despertou vontade de ler.
    Amei a sua resenha.
    Um abraço,
    Keth.
    ♥ Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    P.S.: Desculpa a minha demora em passar aqui... Estava até sentindo falta de ler suas resenhas.

    ResponderExcluir
  16. Oiii tudo bem??

    Quase não conheço os títulos da editora Chiado, e este foi uma novidade pra mim, não sei se seria o que gostaria de ler esse momento. Mas pretendo dar uma chance para o livro futuramente.
    Adorei a resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  17. Oi, Sávio!
    Não sou muito de ler crônicas, mas esse livro me chamou atenção justamente por essa viagem ao mundo do autor.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Dois Anos de Família Hallinson

    ResponderExcluir
  18. A obra chamou bastante a minha atenção! Achei o tema bem interessante e com certeza, gostaria de conferir essa leitura. Resenha incrível!

    ResponderExcluir
  19. Adorei a permissa do livro! Não conhecia nem o autor nem a obra, mas vou adicionar à minha lista de leituras! Obrigada pela dica

    ResponderExcluir
  20. OOi!
    Não conhecia o blog até então, mas já me apaixonei pelo layout. haha LINDO LINDO!
    Também não conhecia o livro e nem o autor, mas parece ser uma obra bastante reflexiva, e até, digamos, didática. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  21. Oi, Sávio!
    Eu tinha parceria com a Chiado, mas nunca cheguei a ver esse livro!
    Gostei da proposta!

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  22. Oi Sávio.

    Sua resenha foi bacana demais! Eu não conhecia o livro e gostei das informações que deixou sobre ele. Vou adicionar na lista de desejados, pois você mencionou que as crônicas são curtas, mas ricas em detalhes isso deixou bem interessada.

    Bjos

    ResponderExcluir
  23. Oi,

    Não conhecia seu blog achei uma graça 😍
    Já sobre o livro não me atraiu, não sou fã de crônicas, e essa premissa também não me atraiu.
    Hoje eu passo a dica!

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Eu confesso que não conhecia o escritor e gostei muito do seu livro. Parece ser histórias comoventes e que ele escreve super bem. Fiquei curiosa para conhecer a sua escrita e ler todos os seus textos.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Não conhecia a obra nem o autor dela, mas fiquei curiosa por este livro justamente por ser aclamado por tantos leitores. Gostei da capa misteriosa e a carga de reflexão que a escrita parece apresentar. Valeu a dica.
    Nizete
    Cia do leitor

    ResponderExcluir
  26. Olá,
    Conheço poucos títulos da editora Chiado, sendo que ainda não fiz a leitura de nenhuma das obras do autor.
    A premissa é bem interessante e gosto de obras ricas em detalhes, ainda mais quando bem desenvolvidos de forma a não deixar o leitor cansado ou perdido. A capa não chama muito minha atenção, mas anotei a dica para quem sabe no futuro fazer a leitura.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  27. Bacana mesmo. Um exercício de empatia que o escritor nos passa, é isso que me parece. Valeu a dica.

    ResponderExcluir

Publicidade

© Tudo Online – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in