Destaques

14 de maio de 2018

Resenha | Kyoto - Kleiton Ramil

Título: Kyoto
Autor: Kleiton Ramil
Editora: Inverso
Páginas: 240
Ano: 2015
Avaliação: ★★  
Comprar: InVerso | Livraria da Travessa
*Cortesia da editora
Sinopse: Começar pelo final? Ler a contracapa antes de tudo? Perdoe minha prepotência, querer ser o primeiro quando você já tinha lido a orelha. Mesmo assim, que hábito estranho! Mania? Não se preocupe, curiosidade apenas. Também sou assim. Examinar o produto, buscar pistas, investigar? Nada disso e tudo isso.
Indispensável leitor, daqui a pouco você seguirá os rastros de uma história de amor de dois jovens. A história de Naomi, uma japonesa, e Murano, brasileiro, que se conheceram no Rio de Janeiro. Antes, porém, prepare-se, nem tudo são flores mesmo nas histórias de amor. O poderoso e suspeito pai de Naomi não poupará esforços para separá-los. Idas, vindas, encontros e desencontros, sutil mistura de gêneros literários, tecidos com a sensibilidade de Kleiton Ramil. Kyoto é a comprovação de que o delicado também pode ser forte. Muito forte.

Luíz Horácio
escritor
❖❖❖

Kyoto é o primeiro romance de Kleiton Ramil, músico conhecido nacionalmente por fazer dupla com seu irmão Kledir. Publicado em 2015, o livro contará a história de amor de uma descendente de japoneses e um brasileiro que se conhecem no Rio de Janeiro e se apaixonam perdidamente.

Naomi é uma jovem de família rica e filha de Akio Kojima, um empresário bem-sucedido e misterioso. Murano é um músico que vive de forma humilde no Rio de Janeiro, contando apenas com a ajuda de sua vizinha Esther, uma senhora judia. Ganancioso, Akio deseja ver sua filha casada com um homem rico e, quando descobre que ela está se envolvendo com um músico estrangeiro, a manda para a Kyoto mantendo Naomi afastada de todos em sua mansão.

No Rio, a japonesa domina os pensamentos de Murano e, no outro lado do mundo, Naomi só deseja estar com seu amado. Além da distância, o casal terá que enfrentar outros obstáculos a fim de ficarem juntos.


Com uma escrita simples e direta, Kleiton Ramil nos apresenta uma história marcada por muitos encontros e desencontros. Apesar de contar a história de amor dos protagonistas, o leitor fica sem ter muita noção sobre a relação do casal. Quando somos apresentados a esses personagens, eles já se encontram separados e isso perdura a obra inteira. Durante toda a narrativa, Naomi e Murano tentam lutar contra uma força que os mantém separados até que ambos resolvem enfrentar todos os percalços na esperança de um reencontro. 

Naomi é uma personagem corajosa e vive uma relação nada amistosa com seu pai. A garota passa a maior parte do tempo trancafiada na mansão de Akio e só pode contar com a ajuda de Sonoe, uma antiga amiga que acabara de reencontrar em Kyoto. Akio vive para os negócios e guarda um passado misterioso que, pouco a pouco, vai sendo revelado durante a narrativa. Murano é um rapaz simples que sonha em viver de música. Possui uma relação bem harmoniosa com dona Esther, com quem adora conversar. Ela, por sua vez, o considera como um filho que nunca tivera.


Narrado em terceira pessoa, a obra traz uma série de referências históricas e ao mundo da música. Além disso, Kleiton Ramil dá pequenas pinceladas e faz algumas críticas em temas como corrução e assédio, tornando a leitura bastante atual.

Os capítulos se alternam entre o Rio de Janeiro e o Japão. Cenários como Leblon e Ipanema aparecem constantemente na história, bem como algumas cidades do Jopão como, por exemplo, Kyoto, Tóquio e Kameoka - todas com aspectos sociais e culturais apresentados.

Numa narrativa simples e familiar, Kleiton Ramil nos entrega uma história sem muita ação, mas também com personagens que facilmente podem ser identificados pelo leitor, fazendo com que torçamos por eles até as últimas páginas. Quando tudo parece se resolver, reviravoltas e revelações dão um novo rumo a essa bela história embalada pelos bambuzais de Kyoto.

Comentários via Facebook

40 comentários:

  1. Gosto muito de histórias que envolvam culturas diferentes, sempre acabamos conhecendo um pouquinho mais do país apresentado, no caso o Japão. As reviravoltas tb são um atrativo, aguçam a curiosidade e fazem o leitor não querer desgrudar do livro.

    ResponderExcluir
  2. Pra mim o que deve ter ficado mais legal na obra é essa coisa de Rio de Janeiro x Japão, imagino os dois se encontrando e compartilhando culturas rs
    Bjs cara

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, mas achei a premissa bem inovadora em relação a ambientação. O mais interessante para mim é o fato do autor ter trabalhado em cima das duas culturas, brasileira e japonesa. Vou anotar a dica, espero ler em breve.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da sua resenha, bem escrita e confesso que me deixou curiosa, ultimamente tenho gostado muito de livros nacionais.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Gente! Eu não sabia que esse livro foi escrito pelo cantor, não associei os nomes. Gostei de sua resenha, mas não me empolguei muito pelo livro. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Gosto de narrativas simples que falam sobre amor, perdão, recomeço e força, porque retratam o cotidiano e nossa literatura nacional é marcada pelo Realismo e Modernismo e por isso vemos obras que buscam trazer a rotina previsível dos seres humanos e salientar os conflitos e dores que vivemos sempre e que nos fazem sentir vivos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Rio de janeiro e japão juntos no mesmo livro seria meu sonho? Haha. Amei a premissa do livro e fiquei muito curiosa para ler. Adicionei na minha wish list e espero gostar também!

    ResponderExcluir
  8. Não fiquei com vontade de ler por esse detalhe deles já começarem separados e a situação continuar na obra inteira, não permitindo ao leitor saber muito sobre a relação do casal. Acredito que isso me incomodaria e atrapalharia meu envolvimento com o enredo, então prefiro passar a dica.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Sávio. Eu ainda não conhecia esse livro e gostei de ver a sua resenha sobre ele. Não é uma obra que eu correria para comprar, mas acho que compraria sim algum dia se tivesse a oportunidade. A premissa me pareceu ser interessante.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o lado autor deste cantor. Gostei do que li na sua resenha apesar de não ser algo novo a trama parece ser bem legal de ler e se tiver uma oportunidade eu vou ler com certeza. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Sávio!!
    Não conhecia o livro, mas através de sua resenha percebi que leria facilmente por amar livros que me trazem referências históricas. Obrigada pela dica!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá Sávio. Pode não ser um livro com muito ação, mas parece ser uma boa opção de leitura. Gostei imenso da sua resenha.

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Sou muito fã da cultura oriental, cresci lendo e assistindo muita coisa japonesa, fiquei curiosa para saber com o autor usou os elementos orientais mesmo que eu não seja muito chegada em histórias de amor.

    ResponderExcluir
  14. Oi Oi! Adorei essa resenha. Parece ser um livro bem gostoso de ler, e me animou bastante. Nunca ouvi falar desse autor, mas já considero pacas. Adoro quando histórias distintas se entrelaçam. Amei ♡

    ResponderExcluir
  15. Oiieee

    Ai adorei que os capitulos se alternam em dois ambientes, tanto o RJ quanto o Japão são lugares interessantes para se explorar na literatura. Não conhecia o livro, achei bem interessante.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Sávio, não sabia que o Kleiton tinha escrito um livro, ele gaúcho, como eu.
    Apesar de ter achado a história bem interessante, pela cultura e conhecimento que nos trás, não gosto de personagens abusivos como o pai da moça parece ser, estes personagens me deixam com muita raiva, me impedindo de apreciar totalmente a leitura, mas como é um livro do meu conterrâneo, preciso dar uma chance e apoiar.
    Obrigada pela dica.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia o livro e confesso que desta vez o enredo não me interessou muito. Mas que bom que gostou e trouxe esta opção de leitura.
    Bjs, rose.

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem? Eu nunca ouvi falar desse livro ou do autor, apesar de nunca ter lido nada sobre a cultura japonesa, acredito que esse seria um livro interessante para começar. A premissa juvenil e com um romance impossível me atraiu muito, acho que estou na vibe dos romances agora. Parabéns, pela resenha me deixou muito interessada no final da história.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  19. Oi Sávio.

    Achei sua resenha bastante interessante, pois não conhecia este livro. Deve ser uma leitura muito boa ainda mais intercalando a história entre o Rio de Janeiro e o Japão. Já estou adicionando na minha lista de desejados. Parabéns pela resenha.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá
    Adorei sua resenha!
    Ainda não conhecia essa obra, mas, pelo que pude perceber é uma obra extremamente envolvente e que com certeza irá me agradar.
    Bjo

    ResponderExcluir
  21. Olá
    Só pelo enredo eu já fiquei com muita vontade de ler, eu nunca li um romance com pessoas tão diferentes assim. Só acho que eu gostaria mais de saber como eles se conheceram e tal.
    Adorei a resenha livro me parece ótimo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Eu não conhecia esse livro ainda, e a premissa dele me interessou bastante, gosto muito quando o livro tem reviravoltas. Vou deixar sua dica anotada.

    ResponderExcluir
  23. Olá Sávio,
    Que livro diferente, narrado entre Rio de Janeiro e Japão. Confesso que não me senti muito convencida com a história e os personagens, mas esse é aquele típico livro que precisamos ler para ver o que vamos achar.
    Gostei muito da sua resenha e espero ter a oportunidade de ler.
    Beijos,
    https://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro e confesso que nunca tinha ouvido falar do autor, nem como escrito e nem como cantor.
    Achei a premissa do livro bonita, apesar de um pouco clichê. Me pareceu um livro um tanto lento, mas que é capaz de envolver o leitor e com um romance que encanta.
    Adorei a resenha e vou anotar a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Que história interessante, mas não sou fã de livro, alias não leio livros. Prefiro mais série, filme, programa de TV me identifico melhor. Aprendo mais ouvindo que lendo.bjsss
    http://espacodividido5.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi Sávio,
    Não conhecia o livro, achei a sua resenha muito bacana e fiquei curiosa. Sem falar que essa capa passa uma mensagem forte, não sei explicar, mas ela mexeu comigo.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  27. A primeira coisa que me chamou atenção foi a sinopse. Achei ela diferentona hehe.
    A trama me pareceu um pouco Romeu e Julieta (o velho amor impossível), mas eu gostei do enredo fugir da cultura ocidental como regra. Estou bem curiosa para ler - ver as referências culturais orientais.


    Beijos,
    Luisa
    www.degradeinvisivel.com.br

    ResponderExcluir
  28. Nossa! Não sabia que o Kleiton além de excelente músico era também escritor, grata surpresa. Parabéns pela resenha objetiva que comunica tudo! Um ponto contra eu ler é o fato de ter continuidade.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  29. Interessante sua resenha mas não é uma leitura que tenha me capturado, então eu irei deixar passar sua dica dessa vez, pois dificilmente eu leria, quem sabe no futuro. Parabéns mesmo assim pela resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Não conhecia o livro nem sabia que o cantor Keiton escrevia. Que legal, achei bem interessante o enredo apesar de clichê me chamou a atenção por causa dos cenários.
    Fiquei curiosa para saber como vc descobriu esse livro. Mas enfim parabéns pela leitura e pelo ótimo texto.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  31. Olá, tudo bem? Uma história de amor é sempre uma história de amor. Gosto dessa fusão de Japão e Brasil, e acho que ficaria fascinante numa história, por isso dica anotada! Ótima resenha aliás. Não conhecia o autor, mas procurarei mais sobre!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Olá Sávio, não conhecia o autor e nem sua obra, mas pelos seus comentários parece ser um romance bem trabalha e com ótimos cenários de plano de fundo. Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  33. Não sabia que ele á tinha escrito um livro, tem uma música da dupla que eu sou totalmente apaixonada... Adorei a história que o livro traz e apesar de vc ter dito que não tem muita ação, acho que essa ausência combina perfeitamente com os personagens... A dica foi anotada!

    ResponderExcluir
  34. Oii! Que história interessante! Eu não conhecia essa obra, mas fiquei curiosa para conferir. Ainda mais por conter um romance bem envolvente e muitas referências históricas. Dica anotada, bjss!

    ResponderExcluir
  35. Oii.
    Não conhecia esse livro.
    Acho que no momento eu passo a leitura, estou com taanta coisa pra ler e não estou dando conta.
    Socorroo queria que o dia tivesse 48 horas só para conseguir ler mais.
    Adorei a resenha
    Bjs. Mary

    ResponderExcluir
  36. Olá Sávio!
    Não conhecia esse livro e achei bem diferente de tudo que já li, onde se passa a história então, e isso me deixou bem animada para realizar a leitura, adoro esses romances proibidos e difíceis. Anotei a dica aqui e espero ler!

    beijos!
    https://blogminhaestanteliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  37. A coisa que mais chamou minha atenção na obra foi que, em parte, se passa no Japão e gostei também de personagens que a gente se identifica. Adriana Lisboa tem um livro com isso de se passar no Rio e no Japão.

    ResponderExcluir
  38. Oie!
    Não conhecia o autor nem a obra, mas não sei se conseguiria ler por se tratar de um livro sem ação... a premissa parece ser bacana mas não o leria no momento. Adorei seu post!

    ResponderExcluir
  39. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro, mas adorei a premissa, um bom romance sempre é bom e ainda melhor se tiver elementos culturais nele.

    ResponderExcluir
  40. Gostei da resenha e da temática do livro. Já anotei como possibilidade...sim! Possibilidade, porque minha lista está giga enorme e eu com medo de não bater minha meta anual. ehehehe.

    ResponderExcluir

Publicidade

© Tudo Online – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in