Destaques

15 de junho de 2016

Bate-papo | Alex de França Aleluia, autor da releitura "Rapunzel & o Reino das Trevas"

No mês passado, divulgamos algumas novidades que a Editora Crown preparou para nós leitores e, dentre essas novidades, estava a pré-venda do livro Rapunzel & o Reino das Trevas. Hoje, trouxemos para vocês um bate-papo super bacana que a editora fez com o Alex de França Aleluia, autor da obra, onde ele responde sobre como foi criar o livro e seus novos projetos com a Crown. Antes de conferirmos as respostas do autor, vamos conhecer um pouco mais sobre ele.


Sobre o autor

Alex de França Aleluia é professor de Literatura em escolas públicas e particulares, professor universitário e capacitador na área educacional. Já escreveu livros educacionais e obras literárias como “O Aniversário”, publicado anteriormente. É membro da Academia de Letras do Brasil, palestrante cultural para jovens e adolescentes, além de contador de histórias para crianças.


O que te motivou a escrever Rapunzel & o Reino das Trevas?

Alex: Já tinha um projeto de fantasia. O meu menininho Gheb ganhou sua primeira aventura no ano de 2009. Assim, juntei o que ele tinha de melhor e resolvi trabalhar com uma releitura. Escolhi Rapunzel pelo dinamismo das tranças. Achei que poderíamos dar a ela uma visão mais concreta da sua força de mulher. O cabelo é tudo em uma pessoa, mostra seu humor, muitas vezes concatena com o olhar. Daí temos uma personalidade relatada sem que a própria pessoa saiba.

O que o leitor pode esperar encontrar em Rapunzel & o Reino das Trevas?

Alex: Ele pode esperar muita fantasia, aventura, descobertas. Terá encantos, adrenalinas e o melhor de tudo, vai torcer pela mocinha como jamais fez.

Quais os personagens principais da história? Fale um pouco deles.

Alex: Temos em si, 5 principais. Acho que todos são mocinhos. Entendo que ninguém nasce ruim, devido as circunstância da vida, torna-se ruim. A Bruxa Sara é um exemplo disso. O príncipe Huan, também. Rapunzel foi muito bem tratada, mas os complexos da Bruxa pela trajetória de vida, deixou-a neurótica e assim acarretou muitos problemas a ela.
Mas o importante nesta obra é a essência do ser humano. É o que tento passar a vocês.

Em sua história, Rapunzel não é uma princesa em perigo, mas uma mulher forte que toma a frente na luta contra a Rainha Bruxa. O que o motivou a fazer esse tipo de alteração no conto clássico?

Alex: Tenho em mim que a mulher é forte. Pode passar o que for, saberá como chegar ao êxito. A própria bruxa Sara, não podemos dizer que ela não é forte! Ela se arriscou! Ela foi para cima em virtude de um passado nebuloso. Quanto a Rapunzel, venho mostrar que o poder é girado pelo coração. Quanto mais nobre tu és, mais desafios enfrentará com possibilidades de sucesso. Ela é assim. Não se deixou abater!

Encontrar um amor não é a maior preocupação de Rapunzel nesse livro, mas sabemos que ela fica com o coração dividido, qual a mensagem que você quer passar sobre esses "príncipes" que ela encontra em sua jornada?

Alex: Uma coisa que tive certeza na vida é que semelhante atrai semelhante. E quanto mais lucidez você tem, mais conseguirá enxergar as coisas em sua frente. Rapunzel vem com alguns pretendentes em sua trajetória. Ela poderia tudo, até escolher com quem permanecer para o resto de sua vida, mas seu coração a guiou em um sentido, sabe por quê? Porque ela é igual ao seu amado.

Levando em conta que você é professor, quando escreve com protagonistas mulheres, você tem preocupações feministas de igualdade de gênero?

Alex: Sinceramente não. Escrever é observar. Ser humano é ser humano. O que muda? A trajetória de vida. Preocupo-me com isso.

Sabemos que Rapunzel terá uma continuação, mas que o livro termina com uma finalização de enredo e novos desafios são propostos. O que podemos esperar no próximo livro?

Alex: Muita paixão. Inveja, desafios e personagens curiosos. Além de muitas buscas e aprendizagens pela Rapunzel.

Você pretende escrever e publicar mais releituras de contos clássicos?

Alex: Ainda não pensei no assunto. Mas gostei disso... sô!

Quais os seus próximos projetos com a Editora Crown?

Alex: Temos em mente alguns suspenses psicológicos. Uma reformulação de um livro meu e sua continuação. Além, claro, da continuação de Rapunzel que já está reservada para ela!


Lembrando que "Rapunzel & o Reino das Trevas" ainda está em pré-venda no site da editora com desconto para todo o país. O link para adquirir a obra está logo abaixo da imagem a seguir.


Pra quem se interessou pelo livro e também deseja seguir o autor nas redes sociais:

Comentários via Facebook

11 comentários:

  1. Olá!
    Gosto muito de releituras de contos de fada. Curti a Rapunzel ser uma mulher de fibra e não tem um único príncipe que norteia suas decisões.
    Ótima entrevista que aguçou minha curiosidade. Fiquei bem interessada nesse livro.
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Não conhecia o autor, sua entrevista foi de suma importância, adorei algumas obras, principalmente do aniversário.
    Quanto a Rapunzel, sempre foi uma das minhas princesas preferidas, então mal posso esperar para realizar a leitura.

    Tamires,
    http://nossomundorose.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Que bate-papo mais legal e quantas perguntas inteligentes *-*
    A premissa do livro me conquistou apenas por ver o Alex falando sobre ele. Outro ponto que me agradou muito foi o fato de ele ter criado uma personagem que luta por seus ideais. Além disso, ele vê que as pessoas não nascem ruins, tornam-se.
    Se todos os homens fossem assim, o mundo seria melhor.
    Anotei a dica e espero curtir a leitura!
    Beijos,
    https://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ahh ainda não li nada do autor, mas que legal a entrevista! Muito bom a Rapunzel ser uma protagonista forte, bem melhor do que a da Disney do clássico rsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Muito legal conhecer um pouco mais do autor, e tantas obras que ele já escreveu, muito legal :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oii Sávio,
    Gosto de conhecer mais sobre os autores e o que os levaram a escrever tal obra.
    Achei a premissa do livro bem interessante, vou atrás pra ler!

    Beijos,
    Natália.

    www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Entrevista super bacana, parabéns!

    https://blogliterariodois.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Já tinha visto essa capa na internet, mas não tinha parado para ver a história.
    Adorei conhecer maus do autor e seu ponto de vista.
    Parabens pela entrevista.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?
    Interessante a proposta do autor, normalmente vemos releitura de bela adormecida, alice, branca de neve e cinderela, mas nada de rapunzel, uma princesa tão legal, com uma história bem diferente e o seu cabelo kdjd.
    O Autor é bem legal, e gostei das respostas sobre o livro, me interessei bastante pela leitura.

    Sessão Proibida

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito do blog, você escreve muito bem e as resenhas são ótimas! já tem nova seguidora! beijosss

    literalizza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Eu conheço o autor pelo facebok, mas não sabia desse livro :P
    Eu achei a proposta dele bem bacana, pois colocar a mulher como foco, a força dela e não da procura por um homem me anima bastante. Sem falar que essa capa é linda. Me lembra bastante a capa de O reino das vozes que não se calam :)
    Beijos
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Publicidade

© Tudo Online – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in